Ao menos nove prefeituras do sudeste, resolveram cancelar a festa de Carnaval por causa da crise de abastecimento de água. As administrações municipais estão preocupadas de que a presença dos turistas poderia aumentar muito o consumo de água em suas cidades.
É o caso das cidades mineiras de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Itabira, Itaguará, Itapecerica, Oliveira e São Francisco de Paula. Em São Paulo, quem cancelou o Carnaval deste ano, foram Araras e Cordeirópolis.
Devido ao período de estiagem, os reservatórios já começam a mostrar uma baixa significativa, com a possibilidade de racionamento de água. O aumento de pessoas no município poderia desencadear uma séria crise de abastecimento de água tratada à população.
Mas para nem todas tem só isso foi decisivo na opção de não comemorar o Carnaval em 2015. Outras razões alegadas, é a preocupação com segurança pública e a própria situação financeira dos municípios. Algumas preferem focar com gastos na área de saúde e garantir o pagamento de seus servidores.