Nível do Rio Itajaí-Açu passa de 7,4 metros em Rio do Sul (SC)

Até às 18h, o maior município do Alto Vale tinha registrado um total de 62,2 mm de chuva. Uma das barragens já está com quase 80% de sua capacidade de armazenamento tomada.

Imagem: Defesa Civil de Rio do Sul (SC)

A Defesa Civil de Rio do Sul (SC) trabalha com uma cota de enchente de 9 metros no nível do Rio Itajaí-Açu. Na medição das 18h05 desta terça-feira (28/11/23), o rio tinha atingido 7,42 metros e continuava a subir. Desde as 7h, o nível das águas já aumentou 2,56 metros.

Durante todo o dia, registrou-se um total de 62,20 mm de chuva no maior município do Alto Vale. Os moradores que se encontram nessas áreas de risco devem seguir as orientações da Defesa Civil e não retornar às suas residências, além de providenciar a retirada de seus pertences, caso já os tenham levado de volta.

Os abrigos municipais continuam prestando assistência à comunidade que não tem para onde ir. O Grupo de Ações Coordenadas tinham agendado uma reunião online às 18h, para deliberar sobre as ações necessárias e o plantão. Toda a estrutura do município está à disposição da Defesa Civil.

Barragens

A situação da Barragem Sul (Ituporanga) é a que mais preocupa, porque a capacidade do reservatório chegou a 78,64%. Apenas uma das quatro comportas está aberta.

Já a Barragem Oeste (Taió), está com 49,28% de sua capacidade de armazenamento tomada pela água, ou seja, praticamente a metade. Todas as sete comportas estão fechadas no momento.

Na Barragem Norte (José Boiteux), a situação está tranquila com apenas 12,71% de sua capacidade ocupada. Todas as duas comportas também permanecem fechadas.