domingo, 5 dezembro 2021
InícioEventosNeste sábado (24/11) acontece o Mutirão do Diabetes em Blumenau

Neste sábado (24/11) acontece o Mutirão do Diabetes em Blumenau

 

Dia 14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes. Em todo o mundo, pelo menos 415 milhões de pessoas têm diabetes e um grande percentual vive no Brasil. O diabetes já é considerado uma pandemia e, segundo a IDF (Federação Internacional do Diabetes), em 2040, esse número deve chegar a mais de 642 milhões.

Tendo em vista que no Brasil o diabetes já atinge mais de 14 milhões de pessoas e que mais de 300 mil diabéticos brasileiros são cegos, a retinopatia diabética é a complicação mais grave dos diabetes nos olhos. Por conta desse elevado número, a Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho – com a realização da Renal Vida, Furb, Lions, Prefeitura de Blumenau e ADVALI – pela primeira vez, vem capitaneando uma Campanha Multidisciplinar de reconhecimento Nacional, chamada Mutirão do Diabético.

Cerca de 500 pacientes realizarão o exame do fundo de olho, a triagem do pé diabético e a avaliação da Nefropatia Diabética. Dependendo da gravidade da retinopatia diabética, a pessoa será encaminhada para o tratamento a laser da retina, agendado através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau. Além disso, durante o Mutirão também haverá um espaço aberto para toda comunidade com atividades educativas, de orientação e prevenção do diabetes.

O mutirão irá ocorrer entre às 8h e 13h deste sábado (24/11/18), no Ginásio Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau. O objetivo é conscientizar, orientar e educar a população sobre os riscos e o controle da doença, buscando a melhoria da saúde do diabético e a prevenção das complicações.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS