sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaMuitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuvisco isolado nesta sexta-feira (14/12)

Muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuvisco isolado nesta sexta-feira (14/12)

 

Foto: Michele Lamin

 

Neste momento (9h54min), a temperatura em Blumenau é de 24,9°C; com previsão de não passar dos 33°C nesta sexta-feira (14/12/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 22,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 99 cm e a umidade relativa do ar em 87,2%.

Um cavado (área alongada de baixa pressão) no Estado favorece a condição para chuvisco fraco e isolado pela manhã. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol que permitem elevação da temperatura e há condição para pancadas de chuva com trovoadas entre o fim da tarde e à noite. Não se descarta a ocorrência de temporal isolado. Ventos fracos de noroeste passando a sudeste

Santa Catarina – No Oeste, sol com aumento de nuvens à tarde. Pela manhã, mais nuvens no Planalto Sul, Litoral e Vale do Itajaí, com sol no decorrer do dia. Na tarde e noite, pancadas isoladas de chuva com raios na maioria das regiões, com risco de temporais localizados com ventania e granizo. Temperatura alta com máxima acima de 30°C em todas as regiões. Umidade relativa do ar alta com sensação de ar abafado. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas, com uma massa de ar quente atuando no Estado. Convecção (formação de nuvens de chuva) à tarde, associada ao forte calor e umidade.

 

Sábado (15)

Blumenau – Presença do sol entre nuvens e calor intenso à tarde, quando a temperatura máxima varia entre 37 e 39°C. Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em Santa Catarina, potencializadas pelo aquecimento provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva intensa e mal distribuída em curto período de tempo. Temperatura mínima entre 21 e 23°C e ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol especialmente na Grande Florianópolis e norte do Estado. No decorrer do dia, condição de pancadas de chuva com raios a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões principalmente na tarde e noite. Risco de temporais localizados com ventania e granizo. Temperatura alta com sensação de ar abafado, vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. A massa de ar quente continua no Estado, mas já se aproxima uma nova frente fria.

 

Domingo (16)

Blumenau – O calor segue predominando, o sol aparece entre a manhã e à tarde, no entanto, a partir do fim do dia, áreas de instabilidade formadas em virtude do calor provocam pancadas de chuva rápidas e isoladas com trovoadas e descargas elétricas. A temperatura mínima oscila entre 22 e 24°C e máxima entre 32 e 34°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas de chuva com raios no decorrer do dia. Persiste o risco de temporais localizados com ventania e granizo, sobretudo no período da tarde e noite. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, vento sudeste a nordeste/noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda e terça-feira (17 e 18)

Blumenau – Início de semana sem grandes modificações na condição de tempo, o calor persiste no decorrer dos dias, bem como a condição para pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas entre o fim das tardes e à noite. As temperaturas mínimas oscilam entre 22 e 24°C e máximas entre 33 e 35°C.

Santa Catarina – O tempo continua instável com nebulosidade variável. Estão previstas aberturas de sol e pancadas de chuva com raios no decorrer do dia. Persiste o risco de temporais localizados com ventania e granizo, sobretudo no período da tarde e noite. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, vento sudeste a nordeste/noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de dezembro de 2018

Período com previsão de chuva frequente em SC, concentradas especialmente no período da tarde e noite, e por vezes na madrugada, característica de verão. A temperatura ameniza um pouco, no entanto nos dias com predomínio de sol chega facilmente a 30°C à tarde, na maioria das regiões.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS