Motoristas devem ficar atentos nas obras de contenção no bairro Ponta Aguda

contencao_r-silvano-candido-silva_sr_21-9-16_01

 

Fotos: Alcione Alvim da Silva

Quem passar de automóvel pela Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, bairro Ponta Aguda, deve prestar atenção na quarta curva, no sentido BR-470. No mês de agosto foram iniciadas obras de contenções para estabilizar as encostas, recuperar o local afetado e impedir novos deslizamentos.

O trecho está em meia pista e as obras devem estar concluídas no início de 2017. O investimento é de R$ 412.885,49, com 30% do trabalho executado.

 

contencao_r-silvano-candido-silva_sr_21-9-16_02

 

As obras de contenção de encostas estão mudando a realidade de áreas de Blumenau que sofreram deslizamentos durante a catástrofe de 2008. Através de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Ministério das Cidades, a Administração Municipal está viabilizando 17 construções em prol da segurança de mais de três mil moradores, sob investimento de cerca de R$ 13 milhões.

Atualmente, já foram concluídas sete obras de contenção, nas ruas Otto Marquardt, no Garcia; Petrolândia, no Água Verde; Doutor Pedrinho, na Itoupava Central; Eduardo Schwartz e Henry Mill, no Fortaleza, e na Via Expressa e rua Londres, na Itoupava Norte. Outras seis obras de contenção seguem em andamento e mais quatro estão por iniciar.

Para a definição da obra adequada a cada área, são considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas. Em Blumenau, as principais soluções fazem uso de técnicas de como solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e sistemas de drenagem pluvial. Também costuma ser adotado processo de hidrossemeadura para a recuperação da proteção vegetal dos locais degradados.

Suporte à comunidade

Paralelamente às execuções, está sendo realizado um Projeto Técnico Social (PTTS Encostas) para dar suporte à população das áreas que recebem as contenções. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, conta com o apoio de profissionais como engenheiros, biólogos e assistente social.

Por meio do PTTS, são realizadas reuniões periódicas nas regiões para esclarecer a importância do que está sendo feito, explicar a função e os detalhes técnicos de cada etapa das obras, bem como reforçar o compromisso da comunidade com o ambiente onde vivem. Além dos encontros, o projeto trabalha também ações socioeducativas, como oficinas e palestras em escolas e centros comunitários, afim de estimular o cuidado com o meio ambiente e a prevenção a novos desastres.

Localidades onde acontecem as obras:

Fortaleza

  • Rua Eduardo Schwartz
  • Rua Henry Mill

Itoupava Norte

  • Rua Londres
  • Via Expressa Paul Fritz Kuenrich (próx. à passarela Rua José Augusto Maba)
  • Rua Olga Krutzsch

Itoupava Central – Rua Doutor Pedrinho,

Água Verde – Rua Petrolândia

Garcia

  • Rua Alexandre Pfiffer
  • Rua Aimorés
  • Rua Otto Marquardt

Ponta Aguda – Rua Silvano Cândido da Silva Sênior

Glória – Rua Herundina dos Santos

Vila Nova – Rua Theodoro Holtrup

Progresso – Rua Progresso

Velha Central – Rua Carolina Vicentini

Salto do Norte – Rua Eng. Udo Deeke

Valparaíso – Rua Manoel Salvador

 

Com informações de Denisse Lopes, da SECOM / Blumenau