Motolâncias auxiliarão nos atendimentos de emergências do SAMU em Santa Catarina

Saiba como vai funcionar, quem fará o atendimento e quais as vantagens desse novo formato que já está sendo implantado em um município.

Foto: SAMU/SC

Itapema será o primeiro município catarinense a receber uma “Motolância”, um novo formato de atendimento do SAMU para emergências por meio de motocicletas adaptadas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8/09/23). O veículo estará equipado com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos.

O objetivo é oferecer apoio às Unidades de Suporte Básico (UBS) e às Unidades de Suporte Avançado (USA), prestando atendimento pré-hospitalar (APH) em locais congestionados e de difícil acesso. O tempo de resposta às ocorrências será significativamente reduzido, além de proporcionar uma diminuição no custo operacional, visto que é mais econômico em comparação a uma ambulância.

O veículo é pilotado por um técnico de enfermagem capacitado para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente até a chegada da ambulância convencional ou da equipe médica avançada.

O acionamento fica sob a responsabilidade das Centrais de Regulação de Urgências. Integrada à frota do Samu 192, a motolância funciona todos os dias, das 7h às 19h, podendo ter seu horário de atendimento ampliado, conforme a necessidade.

De acordo com o governo do estado, prefeitos e secretários de Saúde dos municípios catarinenses interessados em implantar as motolâncias devem manifestar sua intenção por meio de um ofício à Superintendência de Urgência e Emergência (SUE) a fim de dar andamento ao processo.

Porém, antes da implantação do serviço, será realizado um estudo de viabilidade e um detalhamento técnico para determinar a possibilidade de implementação do serviço no respectivo município.