segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralMorre o neto do fundador da antiga Confeitaria Tönjes

Morre o neto do fundador da antiga Confeitaria Tönjes

Werner Henrique Tönjes tinha 83 anos e deixou três filhos.

Nesta terça-feira (28/09/21), faleceu Werner Henrique Tönjes, com 83 anos. Ele deixou três filhos: Carlos, Werner Jr. e Claus. O velório começa às 19h30 na Capela Mortuária Frei Edgar, no Cemitério São José. A cerimônia de cremação está marcada para às 8h30 desta quarta (29).

O sobrenome já foi referência de boa comida na Rua 15 de Novembro, no Centro de Blumenau, no prédio próximo do Castelinho da Havan. A “Panificadora e Confeitaria Tönjes” foi fundada em 1933 pelo seu avô, o imigrante Heinrich Tönjes, natural de Wilhelmshaven, cidade portuária alemã localizada na costa do Mar do Norte, no estado da Baixa Saxônia.

Os doces e salgados da confeitaria Tönges conquistaram autoridades e grandes personalidades que passaram por Blumenau. A varanda externa brindava os clientes com uma bela vista para o Rio Itajaí-Açu. A família vivenciou o crescimento do Centro da cidade e suas transformações, como por exemplo a construção da Catedral São Paulo Apóstolo e da própria Avenida Beira Rio (Pres. Castelo Branco).

O neto Werner esteve no comando da empresa até 31 de novembro de 1979. No dia seguinte, a confeitaria passou a se chamar de Blumental, do Dr.Godo Goemann, que introduziu a pizza no cardápio. Depois de passar por outros três proprietários, ela encerrou as atividades no ano de 1986.

Fotos: arquivo pessoal família Tönges

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS