Morre idosa de 106 anos que vivia no Asilo São Simeão em Blumenau

O velório inicia às 9h desta sexta-feira (8/12) e o sepultamento está marcado para a tarde. Confira o vídeo com a festa de aniversário em fevereiro de 2022.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

Nas matérias publicadas no portal OBlumenauense, uma das mais marcantes foi a do aniversário de Catarina da Costa. Era impressionante que uma pessoa com mais de 100 anos ainda tivesse o vigor daquela mulher que até dançava.

Às 0h30 desta sexta-feira (8/12/23), Dona Catarina faleceu aos 106 anos no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Ela ficou conhecida quando uma festa foi realizada no ano passado para celebrar seu aniversário na Casa São Simeão.

Natural de Brusque, ela nasceu em 2 de fevereiro de 1917. Apesar de ter dificuldades na audição, Dona Catarina gostava de cantar, e no aniversário do ano passado, ela acreditava que ainda tinha 99 anos. Foi isso o que ela respondeu quando Sebastião Luiz, um dos seus cuidadores, lhe perguntou a idade. O profissional começou a trabalhar na casa de repouso em 2012, e três meses depois, Dona Catarina chegou.

Não foi difícil se encantar imediatamente com a pessoa descrita como alegre e de alto astral. Mas nos últimos tempos essa energia não estava mais naquele pique, o que é natural em uma pessoa que conseguiu chegar nessa idade.

O velório teve início às 9h na Casa São Simeão, e a cerimônia de despedida está agendada para as 15h. Dona Catarina será sepultada no Cemitério Santa Cruz, no bairro Velha. Segue o vídeo que publicamos no ano passado para relembrar essa pessoa tão especial.