Vídeo: confira a comemoração dos 105 anos de Dona Catarina em Blumenau

A data foi celebrada na Casa São Simeão. Veja a idosa cantando algumas músicas junto com os violeiros.

Catarina da Costa nasceu em Brusque no dia 2 de fevereiro de 1917. Os seus 105 anos foram comemorados na tarde desta quarta-feira na Casa São Simeão em Blumenau. O portal OBlumenauense foi convidado para participar deste momento tão importante que poucas pessoas chegarão a viver.

Apesar de ouvir com dificuldade, Dona Catarina gosta de uma cantoria, e achou que ainda estava com 99 anos. Foi o que ela respondeu quando Sebastião Luiz, um dos seus cuidadores perguntou a idade. O profissional começou a trabalhar na casa asilar em 2012, e três meses depois, chegou a idosa. Não foi difícil se encantar logo pela pessoa descrita como alegre e de alto astral.

Dona Catarina não largava de sua boneca e a decoração preparada para ela foi graças a parceria da loja Mania de Festa. Quem conseguiu foi a assistente social Alida de Souza Kruger, que trabalha no local.

Quando a idosa viu e percebeu que era o dia do seu aniversário, ela perguntou: “Isso tudo é para mim?” Ao saber que sim, Dona Catarina abraçou Alida emocionada e disse: “Mas é muito né?”. Alida completou: “Sim, a senhora merece e olha como ainda está linda.” A centenária, ao ver o número 105, em tom de brincadeira, pediu para trocar por 55 anos. O dia rendeu vários presentes graças aos parceiros que colaboraram para a data.

A longevidade está nos genes. O irmão de Dona Catarina morreu com 104 anos e uma irmã logo vai completar 100. O casal de filhos, na faixa dos 70 anos, não estava presente no aniversário por causa das restrições da pandemia.

O presidente da Associação Casa São Simeão, Nelson João de Souza Filho, estava satisfeito em poder oferecer esse momento especial para a Dona Catarina. A casa asilar abriga 77 idosos separados em alas femininas e masculinas, chalés e enfermarias. Nestes últimos espaços, estão aquelas pessoas totalmente dependentes, seja na locomoção, alimentação e higiene pessoal.

Os eventos, que neste momento de pandemia não podem ser realizados, arrecadam recursos importantes para manutenção e dão o mínimo de conforto aos idosos. Por isso a Casa São Simeão precisa neste momento de doações de fraldas geriátricas (tamanhos G e GG) e leite, afinal são consumidos 40 litros todos os dias.

A estrutura está instalada na Rua Norberto Seara Heusi, nº 419, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. Quem quiser ajudar pode entrar em contato através dos números (47) 3323-9401 e 99159-4569, ou pelo e-mail assistente.social@casasaosimeao.com.br.

Para acompanhar as atividades ou conhecer o espaço você pode acessar o site casasaosimeao.com.br ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).