Médicos do HSI em Blumenau, realizaram cirurgia de tireoide que não deixa cicatriz

 

Já publicamos algumas matérias mostrando procedimentos inovadores no Hospital Santa Isabel, localizado na Rua Mal Floriano Peixoto, no Centro de Blumenau. Temos uma nova para compartilhar com vocês, afinal falar de novidades para a saúde é sempre um assunto interessante.

Foi realizado um procedimento chamado de tireoidectomia transoral, que é uma cirurgia de tireoide que não deixa cicatriz. No hospital ela foi inédita, mas em todo país já foram feitas outras 50, mesmo assim um número pequeno.

Na cirurgia de tireoide tradicional, é feito um corte no pescoço que depois deixa uma cicatriz. Nesta nova técnica, a incisão é no lábio inferior, com uma pequena câmera, que orienta o médico através de um monitor a fazer o procedimento. É possível tratar de nódulos com até seis centímetros.

 

Dr. Thiago Sônego, Otorrinolaringologista.

 

Os médicos que realizaram a cirurgia em Blumenau, são o Dr. Thiago Sônego, Otorrinolaringologista; e o Dr. Eduardo Martignago, Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Esse procedimento foi todo feito através do SUS, ou seja, sem custo adicional ao paciente.

“Na cirurgia tradicional, o paciente pode ficar rouco. É uma consequência do procedimento. Na cirurgia sem incisão no pescoço, as chances de o paciente ficar com sequelas são menores”, comenta o Sônego, que se especializou no método de tireoidectomia transoral em cursos nos Estados Unidos.

Em seguida eles acompanharam uma cirurgia desse tipo em Florianópolis, quando então surgiu a oportunidade para aplicar a técnica que durou cerca de três horas.

 

Dr. Eduardo Martignago, Cirurgião de Cabeça e Pescoço