domingo, 23 janeiro 2022
InícioClimaMassa polar traz neve e geada para Santa Catarina

Massa polar traz neve e geada para Santa Catarina

Amanhecer com neve acumulada em Urupema (SC) na manhã desta terça-feira (10/07/18) | Foto: Caio Souza

 

Sem fenômenos no futebol brasileiro, o fenômeno neve é o que ganha destaque entre os catarinenses nesta terça-feira (10/07/18). Uma massa de ar polar, típica de inverno no Estado, avança para o sul do Brasil, declinando as temperaturas em Santa Catarina (SC) e favorecendo a condição de neve na região Serrana.

O registro ocorreu na madrugada e amanhecer desta terça-feira (10/07/18), em municípios das áreas mais altas do Planalto Sul, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Nesse período, os termômetros marcaram temperatura próxima de 0°C nessa região do Estado.

A ocorrência de neve depende da combinação de frio com umidade. O frio veio com a massa de ar polar, trazida por um anticiclone (alta pressão) com centro entre o norte da Argentina e Uruguai (letra A na figura). A umidade que chega ao sul catarinense é transportada do mar pela presença de um ciclone (baixa pressão) próximo à costa (letra B).

Entre o anticiclone (ventos girando no sentido anti-horário) e o ciclone (ventos girando no sentido horário), forma-se uma pista de vento sul de forte intensidade, atingindo principalmente as regiões da Grande Florianópolis e sul de SC. No município de Rancho Queimado, foram registradas rajadas de 76 km/h nas primeiras horas da manhã de hoje (10).

Assim, além do frio intenso e das belas paisagens na serra, os sistemas atmosféricos predominantes no sul do Brasil (Figura 1) propiciam condições adversas de mar (ver Aviso de Mar). Quanto ao frio, será ainda mais intenso nos próximos dias, com madrugadas geladas e geada em SC, enquanto a condição de neve permanece somente nesta terça-feira (ver Aviso Meteorológico).

As informações foram divulgadas pelo Epagri/Ciram através da meteorologista Laura Rodrigues e da técnica em meteorologia Mariana Liberato.

 

Gráfico da circulação de ventos em superfície elaborado a partir das informações do Metar às 8h desta terça-feira. O trabalho foi feito pela técnica em meteorologia do Epagri/Ciram, Mariana Liberato.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS