sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaMassa de ar seco que cobre Santa Catarina deixa o tempo com...

Massa de ar seco que cobre Santa Catarina deixa o tempo com sol e algumas nuvens

Foto: Júlio Pollhein

 

Às 7h07min deste 21 de junho, começou oficialmente o inverno no Hemisfério Sul. Neste momento (10h19min), a temperatura em Blumenau é de 17,7°C; com previsão de não passar dos 26°C nesta quinta-feira. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 12,3°C. O rio Itajaí está com 65 cm e a umidade relativa do ar em 78,5%.

A massa de ar seco que cobre o Estado mantém condição de tempo firme. O sol predomina entre poucas nuvens ao longo do dia e favorece a rápida elevação da temperatura à tarde. Ventos fracos de noroeste, passando a sudeste no final do dia.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Temperatura elevada durante o dia, com vento nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas. Uma frente fria está deslocando-se pelo litoral do Rio Grande do Sul e e chegando no Estado.

 

Sexta-feira (22)

Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera volta a deixar o tempo instável. No decorrer do dia, céu nublado, com períodos de abertura de sol e condição para chuvisco isolado à noite. A temperatura mínima varia entre 14 e 16°C no inicio da manhã. A máxima fica um pouco mais baixa em relação aos dias anteriores devido a maior quantidade de nuvens, variando entre 22 e 24°C. Ventos fracos de noroeste, passando a leste/sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens, temperatura mínima mais elevada e máxima um pouco mais baixa em relação ao dia anterior. Vento sul a nordeste, fraco. Sistema de alta pressão desloca-se rapidamente do centro-norte da Argentina para o litoral.

 

Sábado (23)

Blumenau – O transporte de umidade do mar em direção ao Vale do Itajaí mantém o tempo instável. Ao longo do dia, céu nublado e com alguns períodos de abertura de sol, principalmente à tarde. Mínima entre 15 e 17°C e máxima entre 23 e 25°C. Ventos fracos com direção variável.

Santa Catarina – Predomina o sol, nevoeiro só na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Temperatura em elevação, devido ao deslocamento de outra frente fria com passagem rápida pelo Rio Grande do Sul. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24)

Blumenau – O tempo continua seco, com presença e variação de nebulosidade e aberturas de sol. Mínima entre 14 e 16°C e máxima variando entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, muitas nuvens com chuva fraca e isolada, principalmente na manhã e tarde, devido à influência de um cavado (baixa pressão). Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens. Temperatura em declínio no decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar frio de intensidade mais fraca e com centro no Uruguai. Vento nordeste a noroeste, virando para sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

 

Segunda-feira (25)

Blumenau – A aproximação e passagem de uma fraca frente fria pelo litoral catarinense, provoca aumento da nebulosidade e traz condição para chuva muito isolada, especialmente entre a tarde e a noite. Mínima entre 14 e 16°C e máxima entre 20 e 22°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, muitas nuvens com chuva, devido à permanência de um cavado (baixa pressão). Nas demais regiões, nebulosidade variável e chuva bem isolada. Temperatura máxima mais elevada, com a massa de ar frio deslocando-se para o litoral. Vento sudeste a nordeste, fraco.

 

Tendência para SC, entre 26 de junho a 5 de julho de 2018

O período será de tempo mais seco e com temperatura elevada no Estado. No início de julho, condição de chuva principalmente do oeste ao sul. De modo geral, as frentes frias estarão atuando no RS, inibindo as chuvas e o avanço de massas de ar frio significativas para Santa Catarina.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS