quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioClimaMassa de ar seco garante tempo firme, com sol entre poucas nuvens...

Massa de ar seco garante tempo firme, com sol entre poucas nuvens em Blumenau

Foto: Marcelo Martins

 

A quinta-feira (19/07/18) será um dia de grande amplitude térmica em Blumenau, pois rapidamente a temperatura se eleva e à tarde faz calor, com máxima que oscila em torno dos 29°C. Neste momento (9h58min) faz 18,9°C enquanto a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h quando fez 15,9°C.

O ar seco continua atuando sobre o Vale do Itajaí, garantindo mais um dia de tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens. Os ventos sopram com fraca intensidade de noroeste, passando a nordeste/leste à noite. O rio Itajaí-Açu está com 57 cm e a umidade relativa do ar em 81,7%.

Santa Catarina – Tempo estável com predomínio de sol em SC. Junto a costa, restrição na visibilidade devido a presença de nevoeiros. Temperatura elevada para época do ano, com vento nordeste e norte, fraco a moderado. Massa de ar seco e quente no Sul e Sudeste do Brasil.

 

Sexta-feira (20)

Blumenau – O ar seco continua atuando sobre o Vale do Itajaí, garantindo mais um dia de tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens. Além disso, será um dia de grande amplitude térmica, pois rapidamente a temperatura se eleva e à tarde faz calor, com máxima que oscila entre 28 e 30°C. Os ventos sopram com fraca intensidade de noroeste, passando a nordeste/leste à noite.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer da tarde. No Oeste do Estado, condição de chuva e trovoadas isoladas à noite e temperatura elevada para época do ano. Vento nordeste/noroeste a sudoeste, fraco pela manhã passando a moderado com rajadas no decorrer da tarde e noite. Massa de ar seco e quente no Sul e Sudeste do Brasil e avanço de uma frente fria.

 

Sábado (21)

Blumenau – A passagem de uma fraca frente fria por SC provoca aumento da quantidade de nuvens na região, entre a madrugada e inicio da manhã do sábado. Mas aos poucos o sistema se afasta, a nebulosidade diminui e ocorrem aberturas de sol, especialmente entre o final da manhã e a tarde. A temperatura fica em declínio, com máxima entre 21 e 23°C e mínima que varia entre 13 e 15°C no final do dia. Ventos fracos de quadrante sul.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva pela madrugada e manhã na divisa com o Rio Grande do Sul. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio em todas as regiões. Temperatura em declínio acentuado, com vento sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas as trovoadas na madrugada e manhã.

 

Domingo (22)

Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o transporte de ar úmido para o Vale do Itajaí. Assim, o dia segue com muita nebulosidade e alguns períodos de abertura de sol. Faz frio no inicio da manhã, com mínima entre 11 e 13°C. Já a máxima fica mais baixa em relação aos dias anteriores, variando entre 16 e 18°C.

Santa Catarina – Predomínio de sol, com nevoeiros ao amanhecer na maior parte do Estado. Temperatura baixa, com mínimas próximas abaixo de 0°C nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (23)

Blumenau – O dia amanhece com céu nublado, mas com o enfraquecimento da circulação marítima, a quantidade de nuvens diminui e ocorrem aberturas de sol mais prolongadas, preferencialmente à tarde. No inicio da manhã, mínima entre 12 e 14°C e máxima que varia entre 20 e 22°C à tarde.

Santa Catarina – Tempo com mais nuvens a encoberto e chuva no decorrer do dia na divisa com o Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Temperatura em declínio acentuado com vento nordeste/noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 24 de julho e 3 de agosto de 2018

Nos dias 25 e 26, uma frente fria passa por SC provocando chuva e declínio de temperatura de 25 a 27. Entre 29 e 30, outra frente fria avança pelo litoral de SC. Para este período os indicativos são de valores poucos significativos de chuva.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS