Manutenção preventiva vai afetar abastecimento de água em 22 bairros de Blumenau

Os trabalhos serão realizados nesta terça-feira (14/11) na Usina Salto, onde fica a captação de água bruta da Estação de Tratamento (ETA II).

Usina Salto / Celesc | Foto: divulgação

Nesta terça-feira (14/11/23), o local da principal fonte de captação de água bruta da Estação de Tratamento (ETA II) na Usina Salto passará pela primeira etapa de manutenção preventiva a partir das 6h. A equipe técnica do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau realizará o esgotamento do canal para avaliar os reparos necessários nas comportas da represa.

Essa ação é crucial após um período prolongado de alta turbidez, visando manter a eficiência dos equipamentos da estação. A previsão é concluir os trabalhos até as 10h. O diretor de Operações, Fábio André Pereira, ressalta a importância dessa medida, considerando os impactos causados por cinco enchentes e 40 dias de chuvas. “Toda essa sujeira se acumulou no canal de captação da Usina Salto, justificando a necessidade desta manutenção preventiva antes do verão para minimizar possíveis impactos na disponibilidade de água”, destaca.

Durante o período dos trabalhos, pedimos a compreensão da população, especialmente dos moradores abastecidos pela ETA II, responsável por fornecer água a 70% do município.

Os bairros atendidos incluem: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Grande, Velha Pequena, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e Testo Salto.

A data para a realização da segunda etapa da manutenção será definida após a avaliação dos técnicos e engenheiros do Samae Blumenau.

Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas pelos seguintes canais de atendimento:

    • Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).
    • Ouvidoria: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (mensagens) funciona das 8h às 22h.