sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralMais de 300 pessoas realizam testes de prevenção à Hepatite em Blumenau

Mais de 300 pessoas realizam testes de prevenção à Hepatite em Blumenau

 

 

 

Na última semana a equipe do Serviço de Referência em Hepatites Virais, da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, participou de um evento em alusão ao Julho Amarelo de Combate e Prevenção às Hepatites Virais. Em três dias, 314 pessoas realizaram gratuitamente os testes rápidos de hepatites do tipo B e C, além de sífilis e HIV. A ação foi uma parceria com o Rotary Blumenau e Blumenau Açú, e com o Grupo Almeida Júnior, realizada no Shopping Neumarkt.

 

 

Dos testes realizados, cerca de 4% foram reagentes e os pacientes encaminhados ao Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) para acompanhamento. “Ações como essa nos deixam mais próximos da comunidade e demonstram como a prevenção e o diagnóstico precoce podem proteger a saúde das pessoas. O resultado da ação foi positivo, pois foi possível orientar maneiras de evitar a doença”, avaliou a coordenadora do Centro, Shirley Stringari. As melhores formas de prevenção passam pelo uso de preservativo nas relações sexuais, e pelo não compartilhamento de materiais cortantes que ocasionem lesões que possibilitem contato com o sangue.

 

 

Os testes rápidos podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do município e o resultado fica pronto em até 30 minutos. Com o diagnóstico confirmado em mãos, o paciente é encaminhado para orientações e tratamento no Cedap. Neste ano, mais de 50 novos casos de hepatites foram diagnosticados em Blumenau. A maior incidência é do tipo C, principalmente entre homens de 35 a 49 anos. A hepatite tem cinco tipos de vírus: A, B, C, D e E.

As informações foram passadas por Marília Prado, assessora de comunicação da prefeitura de Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS