Jovem usa o ensino a distância para sua formação e já é dono da sua própria empresa

imagem_release_301843

Comemorado no dia 19 de outubro, o Dia do Profissional de Informática é marcado por talento e empreendedorismo

Muito estudo e a realização de um sonho. Aos 22 anos, Thiago Vinicius Vieira é um jovem blumenauense que aproveitou a vocação tecnológica de Blumenau para empreender e montar a sua própria empresa. Como todo jovem, ele tem pressa e, por isso, procurou o ensino a distância para realizar seu sonho o mais rápido possível. O Dia 19 de outubro, quando se comemora o Dia do Profissional de Informática, neste ano, para ele terá um gostinho especial.

Sua história começou aos 6 anos de idade, quando seu pai comprou o primeiro computador. Um Pentium 233 MHz. Tinha inicio sua forte relação com a informática. Os cursos na área começaram aos 10 anos. Além dos básicos em programação e inglês, aos 17 anos estava cursando técnico em informática ao mesmo tempo em que fazia o ensino médio. Aos 19 anos foi morar em São Paulo, onde desenvolveu seus dois primeiros sistemas, trabalhando com linguagem Delphi.

Com o conhecimento adquirido, voltou para Blumenau e continuou trabalhando na área. Foi quando iniciou sua graduação em Direito, por curiosidade e influências familiares, e durante dois anos, trabalhou de forma autônoma, como freelancer, oferecendo consultoria na área de sistemas. Foi quando identificou a necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos através de um curso superior na área da informática.

Como ainda cursava Direito, a opção por um curso a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Unicesumar, foi à opção. “Escolhi o Unicesumar porque estava com boas referências, além da metodologia aplicada que era de fato muito interessante se comparada a outras instituições. O fato de realizar um curso a distância me deixava mais tranquilo, pois já conseguia conciliar meus trabalhos extracurriculares com as atividades do curso. Tudo é uma questão de gerir bem o tempo”, destaca Thiago.

Neste meio tempo, adquiriu 6 certificações Microsoft em desenvolvimento web, C# e de aplicativos. Iniciou o processo para ser reconhecido como Instrutor Oficial da Microsoft para os cursos específicos de desenvolvimento, na Keep IT, em Blumenau. Enquanto realizava as certificações, manteve o foco no EAD. “Para ser estudante em Educação a Distância é preciso criar um ambiente que favoreça a aprendizagem, onde o essencial é construir autonomia, organizar o tempo e, em determinados momentos, dar prioridade aos estudos. É necessário ter determinação, disciplina e organização. Todas as disciplinas cursadas até o momento haviam aguçado cada vez mais o meu espírito empreendedor, superando e vencendo meus próprios obstáculos com muita força de vontade.”, complementa.

Em junho deste ano, depois de realizar um planejamento e plano de negócios, Thiago oficializou o desligamento da empresa que trabalhava, para se dedicar exclusivamente a implementação do seu terceiro sistema, de gestão de recursos empresariais (ERP), ordem de serviço, pedidos, estoque, emissão de nota fiscal eletrônica e serviços, emissão de boletos, conciliação bancária com remessa e retorno, cupom fiscal e loja virtual. Foi quando oficialmente nasceu sua empresa, a Bevieri Sistemas.

Hoje, ao lado de dois sócios, Thiago comemora o momento que está vivendo, o mercado de tecnologia e informática na região e suas escolhas acadêmicas, que o levaram, assim jovem, a chegar tão longe: “Certamente o aprendizado que tive foi fundamental para a escolha e tomadas de decisões que impactaram no surgimento do meu próprio negócio.” finaliza o jovem empreendedor.

Texto: Josiane Caitano