“Below The Belt” oferece nova visão sobre a endometriose com exibição gratuita em Blumenau

Filme, que conta com a participação de Hillary Clinton e Rosario Dawson, será exibido na manhã de sábado (11/05) no Neumarkt Shopping.

No próximo sábado (9/05/24), às 9h, o Neumarkt Shopping em Blumenau apresentará o documentário “Below The Belt”. A exibição, que acontecerá na sala 5 do GNC Cinemas, é uma iniciativa para ampliar a conscientização sobre a endometriose, uma condição que afeta entre 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva globalmente e que muitas vezes tem seu diagnóstico retardado. O evento gratuito é uma colaboração entre o shopping e as clínicas Endolap, Ecomax e Procriar.

O documentário, dirigido pela premiada Shannon Cohn e com participação de figuras como Hillary Clinton, Rosario Dawson, Corinne Foxx e Mae Whitman, mergulha nas histórias pessoais de quatro mulheres em sua luta contra a endometriose. O filme busca não só educar sobre os sintomas e impactos da doença, mas também oferecer uma nova perspectiva sobre seu tratamento.

Durante o evento, representantes das clínicas parceiras estarão disponíveis para oferecer suporte e esclarecer dúvidas. Segundo Pedro Trauczynski, diretor médico da clínica Endolap, o filme é um importante recurso para aumentar o entendimento sobre como a endometriose afeta a vida das mulheres, especialmente no contexto da saúde reprodutiva.

A escolha do mês de maio para a exibição relaciona-se com o Dia das Mães, ressaltando o impacto da doença na maternidade. A iniciativa espera não só educar, mas também fornecer um espaço de identificação e suporte para as mulheres afetadas pela endometriose.

Ao todo, serão disponibilizados 160 ingressos para a população e os interessados podem consegui-los online por meio da plataforma Sympla. É possível ainda tirar dúvidas pelo (47) 9229-0904.

Apoio de quem entende

Equipes das clínicas parceiras estarão no local durante a reprodução da obra. Com uma equipe multidisciplinar, as clínicas acolhem e tratam mulheres com a condição, e acreditam no poder do trabalho em equipe com essa gama de profissionais, além de fornecer informações para conscientização sobre a doença.

“Muitas vezes demoram-se anos para diagnosticar estas mulheres que possuem muitas dificuldades, como dores nas relações e dificuldade para engravidar, por exemplo”, explica o diretor médico da clínica, Pedro Trauczynski.

Segundo o médico, a escolha da exibição no mês de maio se deve ao Dia das Mães, uma vez que a endometriose impacta significativamente a saúde reprodutiva das mulheres. Esta iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a doença e seu impacto nas vidas das mulheres e de suas famílias.

“Dar luz a essa temática é de extrema importância para o nosso trabalho, principalmente quando entendemos que as pacientes sofrem como um todo por conta da endometriose. Essa sessão é um local onde elas poderão se ver em um filme e acreditamos que isso também é uma forma de tratamento. Quando uma mulher tem dificuldade de reprodução, causada pela doença, por exemplo, sabemos o quanto isso pode afetar toda a sua vida e queremos, com o filme, mostrar mais uma saída”, diz Cristiane Hagemann, médica da clínica Procriar, clínica de reprodução assistida.

 

O filme

Usando as lentes da endometriose para percorrer a terceira cortina do cinema, o documentário retrata como vivem as mulheres com endometriose. Frequentemente rejeitadas e desacreditadas de sua condição, o curta mostra experiências reais que prometem apaixonar os espectadores.

O que é endometriose?

De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações. Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, casos de infertilidade e acometimento de órgãos que podem comprometer seu funcionamento, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. O diagnóstico da endometriose é realizado por meio de dados clínicos e de imagens. “O exame clínico apresenta limitações para esclarecer a extensão e profundidade das lesões, tornando necessária a utilização de outros métodos para auxiliar no diagnóstico.” Diz Nicoli Testoni, médica radiologista da clínica Ecomax.

Exibição do documentário “Below The Belt”
Data e horário: sábado (11/05), às 9h
Local: Sala 5 do GNC Shopping, no Shopping Neumarkt
Aproveito: 160 ingressos gratuitos no Sympla