terça-feira, 19 outubro 2021
InícioClimaJaneiro fecha com média mensal de chuva pouco abaixo do normal em...

Janeiro fecha com média mensal de chuva pouco abaixo do normal em Blumenau

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

Chuvas espaçadas e temperaturas oscilando muito. Assim foi o clima no mês de janeiro em Blumenau. De acordo com relatório do AlertaBlu, a média mensal de chuva no mês foi de 160 mm – ficando levemente abaixo da média mensal para essa época do ano, que é de 183 mm.

A precipitação também foi irregular, já que a estação do parque Ramiro Ruediger registrou no total 200,4 mm enquanto na Itoupava Central foi de 122,2mm. Também tivemos vários dias sem chuva: entre os dias 12 e 22 de janeiro o tempo seco praticamente predominou.

 

 

Já sobre as temperaturas, o mês de janeiro em Blumenau apresentou mínimas e máximas acima da média climatológica. São os famosos dias quentes, intercalados com dias de temperaturas amenas. Tudo por culpa do predomínio de áreas de instabilidade.

 

 

A variação entre dias muito quentes e dias com temperaturas amenas pode ser mais sentido na segunda quinzena do mês. A duas maiores registradas foram de 39,9°C no dia 1º e 37,2°C no dia 27.

Já no dia 16, a influência do ar frio causou a queda na temperatura durante a noite, sendo que a mínima chegou a 17,7°C. Esse valor foi o menor já registrado em janeiro na estação do parque Ramiro Ruediger desde o início das atividades do AlertaBlu.

 

MAIS LIDAS