Investimentos devem melhorar a regularidade no abastecimento de água em Blumenau

Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Foto: divulgação

Em 2023, está previsto o início das obras de construção de um novo sistema de abastecimento de água, incluindo a ampliação da captação de água bruta do Rio Itajaí-açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade total de abastecimento na cidade em 40%. Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada também será construído na ETA II ampliando a capacidade de adução para os bairros e reduzindo a intermitência. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março e da ETA II para julho 2023.

A captação de água bruta, atualmente feita dentro da Usina do Salto, será transferida para o remanso natural existente nas proximidades da ETA II, um dos objetivos é reduzir o material particulado na água que será tratada. Esta obra também contemplará um novo sistema de Captação e Adução de água bruta para ETA II com pré-filtragem e desarenação, possibilitando que em situações de alta turbidez na água captada no Rio Itajaí- açu as partículas maiores que 2 mm fiquem retidas, diminuindo a entrada desses materiais nos equipamentos.

Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará aumento na capacidade de tratamento dos atuais 940 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. O incremento, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II, inclusive, em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento, devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu, como o ocorrido nos últimos dias.

“Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e existe há 50 anos, por isso a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos. Essas ações beneficiarão todas as famílias da nossa cidade”, explica o diretor-presidente do Samae Blumenau, Michael Schneider.