Investigação aponta que homem foi executado por facção criminosa em Blumenau

Um suspeito de ser o mandante do crime foi preso Polícia Civil nesta segunda-feira (27/02), enquanto o executor segue foragido. Além deles, foram presas outras duas pessoas e um adolescente foi apreendido.

Na manhã desta segunda-feira (27/02/23), a Polícia Civil realizou a Operação “Ignavos”, com o objetivo de coletar provas do homicídio de Marcelo dos Santos, de 53 anos. A vítima morreu no dia 12 de dezembro (2022) após ser espancada em um apartamento na região conhecida como Brooklin, no bairro Passo Manso, em Blumenau. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos.

As investigações apontaram que uma organização criminosa com atuação em Santa Catarina determinou que ele fosse punido, levando ao assassinato. A ação na manhã de hoje (27), foi realizada por policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC), com o apoio de agentes de Indaial e Pomerode, de dois animais do Núcleo de Operações com Cães de Itajaí e um helicóptero da corporação.

O objetivo inicial era cumprir nove mandados de busca, apreensão e dois mandados de prisão temporária. Um homem foi preso preventivamente, suspeito de ter um cargo superior na organização criminosa e ser responsável por determinar a morte de Marcelo.

Na casa dele foram encontrados dois tabletes de maconha. Um outro homem que estava no local também foi preso em flagrante com R$ 2 mil em dinheiro oriundos do tráfico de drogas. Também havia uma mulher que tentou passar um outro nome e acabou presa por falsa identidade.

Além das prisões, também foi apreendido um adolescente que estava com várias drogas. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e localizadas anotações, que serão analisadas no decorrer do inquérito.

O segundo mandado de prisão de temporária, do executor do crime, segue foragido e está sendo procurado pelas forças policiais.