Instituto Federal de Blumenau torna-se centro oficial de formação da Academia Cisco

Cisco_IFB_29-8-16_01

 

O Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau conta com mais uma vantagem para os estudantes da área de informática: o Cisco Networking Academy Program – programa de formação e qualificação profissional de nível internacional. A Cisco Systems é uma companhia sediada nos Estados Unidos, focada em soluções para redes e comunicações.

No IFC Blumenau, a formação será destinada, inicialmente, aos alunos do técnico em Informática Integrado ao ensino médio e do superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, durante a disciplina de Redes de Computadores. Os alunos terão acesso ao material online do módulo 1, e também usarão, para as aulas práticas, o Kit Cisco, composto de roteadores e switches.

Cisco_IFB_29-8-16_02Segundo o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Vital Pereira dos Santos Junior, o programa tornará o processo de ensino e aprendizagem mais próximo da realidade. “Os treinamentos permitirão aos alunos a vivência prática de situações que enfrentarão no mercado de trabalho, envolvendo instalação, configuração ou solução de problemas em redes de computadores”, ressaltou.

Os Institutos Federais de todo o Brasil são parceiros da Cisco, o que permite à instituição oferecer os cursos preparatórios para certificação. O Campus Blumenau tornou-se Academia após a formação dos professores, por intermédio do curso para instrutores Cisco.

A Academia funcionará como um projeto de formação profissional complementar ao ensino técnico e tecnológico. Ou seja, a instituição preparará o aluno para obter a Cisco Certified Network Associate. Assim, a certificação não será obrigatória para a formação do aluno, mas é importante para os futuros profissionais, uma vez que é muito requisitada pelas empresas de Tecnologia da Informação. Para obter a certificação referente ao primeiro módulo da formação Cisco, o aluno precisará comprovar seus conhecimentos e suas habilidades por meio de provas aplicadas pela própria Cisco.

O curso preparatório para a prova da Cisco é, normalmente, caro, entretanto, como o IFC é uma instituição pública, o aluno terá a oportunidade de fazê-lo de graça, bastando, para isso, cursar o técnico em Informática Integrado ao ensino médio ou o superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Texto e fotos: Assessoria de imprensa IFC Campus Blumenau