Um pequeno espaço verde cultivado com cuidado e amor pode gerar um grande impacto em uma comunidade. É com esse ideal que a BluSol, Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade, contribuiu para a criação da Horta Comunitária na Casa de Acolhida São Felipe Neri, em Blumenau. O projeto começou em abril de 2018 e tem o objetivo de desenvolver uma formação socioambiental de sustentabilidade e empoderamento na comunidade, que gere atitudes de pertencimento, autonomia e cooperação.
Com uma rotina cada vez mais agitada e quase automática, alguns princípios importantes acabam sendo deixados de lado. Isso reflete na alimentação, na conscientização e até em pequenos aprendizados diários que podem servir como lição para a vida. Com esta percepção e com o desejo de aproximar crianças, adultos e uma comunidade para uma reflexão sobre cultivo de alimentos, senso de empoderamento e pertencimento, replicação de hortas de modo sustentável, ter atitudes de participação e autonomia, além do desenvolvimento do trabalho de equipe, surge a Horta Comunitária na Casa de Acolhida São Felipe Neri.
A implantação da horta traz a possibilidade de plantar diversos tipos de alimentos e ervas (vegetais, temperos e chás) para uso na cozinha da entidade, colaborando para uma alimentação mais saudável. De acordo com Moramai Leandro, hoje o projeto está mais amplo, pois inicialmente o foco era apenas a horta, agora a horta é uma ferramenta de trabalho.
“Além de contribuir com alimentos para a Casa, a Horta Comunitária está ajudando os integrantes a resgatarem seu conhecimento de plantas, a valorizar e trocar suas experiências de vida e a compartilhar conhecimentos. Elas também aprendem a lidar com as diferenças e dificuldades uma das outras e dedicam nos encontros um momento para expressar sentimentos, conversar e expor suas curiosidades e dúvidas. Foi através do projeto que começaram a desenvolver hortas em suas residências, multiplicando o que aprendem no projeto”, comenta Moramai.
Hoje participam do projeto 24 pessoas de forma direta e 72 pessoas de forma indireta. O Projeto conta com o apoio técnico das biólogas Moramai Leandro e Fabiana de Favere, através do Programa de Responsabilidade Social e Ambiental da BluSol que foi implantado baseado nos três pilares fundamentais de manutenção de uma organização: viabilidade econômica, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.
Casa de Acolhida São Felipe Neri
A Casa de Acolhida São Felipe Neri atua diretamente com crianças e adolescentes entre cinco e 14 anos no contraturno escolar. Tudo começou em 2012, no bairro Velha Grande, em Blumenau. Dois amigos, conhecendo a realidade e as fragilidades sociais daquela região começaram a fazer ações pontuais, dando início ao Projeto Natal Solidário. Na primeira edição, em 2012, 157 crianças foram atendidas; em 2013 foram 264 crianças, e em 2014 o número subiu para 348 crianças atendidas diretamente e cerca de 1 mil pessoas da comunidade indiretamente.
Ao passar dos anos, outros voluntários foram aderindo à ideia, formando o grupo Amigos da Solidariedade. Depois surgiu a necessidade de atuar mais efetivamente com essas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e então, após uma conversa e orientação espiritual com o Pároco da comunidade, Padre Roberto Carlos Cattoni, surgiu a Casa de Acolhida São Felipe Neri.
Para participar desta entidade, a criança precisa estar matriculada e frequentando o ano letivo em escola municipal ou estadual, e a intenção é acolher esses estudantes com atividades e encaminhamento para o mercado de trabalho, criando uma perspectiva de um futuro melhor. Hoje, a instituição atende mais de 70 crianças de 38 famílias e mais 31 famílias estão cadastradas e recebem doação de alimentos.