sábado, 6 março 2021
Início Vale do Itajaí Brusque IMB Brasil lança concurso em prol da Rede Feminina de Combate ao...

IMB Brasil lança concurso em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque

 

Por Taiana Eberle

O Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB) lançará nesta quinta-feira (13/7/17), o projeto inédito de coleção Upcycling.  Diferente de outros projetos assinados por professores e alunos da escola de moda, este leva a marca da sustentabilidade e da filantropia. O projeto consiste num concurso que premiará as melhores produções desenvolvidas por alunos do IMB Brasil baseadas no conceito upcycling e voltadas à criação de lenços e turbantes. Os produtos confeccionados pelos alunos serão comercializados e a receita gerada será integralmente revertida à Rede

Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

O concurso foi concebido em parceria com empresa Manatex Têxtil, fornecedora de tecidos da escola internacional de moda instalada em Brusque. Os vencedores dos melhores trabalhos, eleitos por uma comissão técnica e pelo voto popular, ganharão um curso de 60 horas de Desenho Digital no IMB Brasil. Além disso, todos os produtos serão fotografados e seus criadores terão preservados seus direitos autorais para publicar suas peças utilizando o hashtag do IMB Brasil e da empresa Manatex.

Para a diretora da escola, a estilista Daniela Colzani, o projeto tem alto impacto social na medida em que contempla diferentes demandas da sociedade. “Ao mesmo tempo em que damos uma aplicação econômica a resíduos de nossa atividade, conseguimos estimular a sensibilidade de nossos alunos e futuros profissionais de moda e também destinar os recursos gerados por essas sobras, a uma entidade nacionalmente reconhecida por seu papel no apoio às mulheres com câncer”, ressalta.

O prazo para a entrega dos produtos já confeccionados é 20 de setembro e a premiação acontecerá no dia 18 de outubro. Para o público conferir de perto todas as criações, as peças do projeto ficarão em exposição durante todo o mês de outubro.

O que é upycling

Cada vez mais popular, o upycling é o processo de reaproveitamento inteligente e responsável de algo sem valor comercial, como resíduos, produtos inúteis ou descartáveis. No caso do projeto proposto pelo IMB, os participantes deverão desenvolver lenços e turbantes a partir de retalhos, sem submeter as sobras a processos químicos e físicos da reciclagem.

O IMB Brasil

Com sede em Milão, Itália, o Istituto di Moda Burgo – IMB é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Seu fundador, Fernando Burgo, trabalhou intensamente a fim de criar um conteúdo metodológico, atendendo ao intenso desenvolvimento do setor. Liderando uma equipe de renomados profissionais, Burgo foi responsável pela concepção de suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa, assegurando o ingresso de várias gerações de designers no sistema produtivo com diferenciada qualidade.

Ampliando sua presença global, o Istituto inaugurou em 2015 a primeira filial Brasil. O processo de implantação da escola foi coordenado pela premiada estilista Daniela Colzani, que realizou especialização na própria escola e, posteriormente, tornou-se consultora do IMB.

A cidade de Brusque, maior polo do vestuário de Santa Catarina e um dos maiores do país, foi escolhida como sede da mais nova filial do Istituto, que já tem presença em mais de 20 países, com franquias ou instituições parceiras.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS