IMB Brasil lança concurso em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque

 

Por Taiana Eberle

O Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB) lançará nesta quinta-feira (13/7/17), o projeto inédito de coleção Upcycling.  Diferente de outros projetos assinados por professores e alunos da escola de moda, este leva a marca da sustentabilidade e da filantropia. O projeto consiste num concurso que premiará as melhores produções desenvolvidas por alunos do IMB Brasil baseadas no conceito upcycling e voltadas à criação de lenços e turbantes. Os produtos confeccionados pelos alunos serão comercializados e a receita gerada será integralmente revertida à Rede

Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

O concurso foi concebido em parceria com empresa Manatex Têxtil, fornecedora de tecidos da escola internacional de moda instalada em Brusque. Os vencedores dos melhores trabalhos, eleitos por uma comissão técnica e pelo voto popular, ganharão um curso de 60 horas de Desenho Digital no IMB Brasil. Além disso, todos os produtos serão fotografados e seus criadores terão preservados seus direitos autorais para publicar suas peças utilizando o hashtag do IMB Brasil e da empresa Manatex.

Para a diretora da escola, a estilista Daniela Colzani, o projeto tem alto impacto social na medida em que contempla diferentes demandas da sociedade. “Ao mesmo tempo em que damos uma aplicação econômica a resíduos de nossa atividade, conseguimos estimular a sensibilidade de nossos alunos e futuros profissionais de moda e também destinar os recursos gerados por essas sobras, a uma entidade nacionalmente reconhecida por seu papel no apoio às mulheres com câncer”, ressalta.

O prazo para a entrega dos produtos já confeccionados é 20 de setembro e a premiação acontecerá no dia 18 de outubro. Para o público conferir de perto todas as criações, as peças do projeto ficarão em exposição durante todo o mês de outubro.

O que é upycling

Cada vez mais popular, o upycling é o processo de reaproveitamento inteligente e responsável de algo sem valor comercial, como resíduos, produtos inúteis ou descartáveis. No caso do projeto proposto pelo IMB, os participantes deverão desenvolver lenços e turbantes a partir de retalhos, sem submeter as sobras a processos químicos e físicos da reciclagem.

O IMB Brasil

Com sede em Milão, Itália, o Istituto di Moda Burgo – IMB é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Seu fundador, Fernando Burgo, trabalhou intensamente a fim de criar um conteúdo metodológico, atendendo ao intenso desenvolvimento do setor. Liderando uma equipe de renomados profissionais, Burgo foi responsável pela concepção de suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa, assegurando o ingresso de várias gerações de designers no sistema produtivo com diferenciada qualidade.

Ampliando sua presença global, o Istituto inaugurou em 2015 a primeira filial Brasil. O processo de implantação da escola foi coordenado pela premiada estilista Daniela Colzani, que realizou especialização na própria escola e, posteriormente, tornou-se consultora do IMB.

A cidade de Brusque, maior polo do vestuário de Santa Catarina e um dos maiores do país, foi escolhida como sede da mais nova filial do Istituto, que já tem presença em mais de 20 países, com franquias ou instituições parceiras.