Hospital Santa Isabel e FURB Celebram Dia da Conscientização do Parkinson

cuidar_idosos

 

Texto: Leticia Venera

Nos dias 04 e 11 de abril celebram-se respectivamente o Dia Nacional do Parkinsoniano e o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, criado em 1998, pela Organização Mundial da Saúde.

Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. É caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Se não for tratada, a doença piora até a pessoa se tornar completamente inválida. O Parkinson pode levar à deterioração de todas as funções cerebrais e à morte prematura.

O objetivo é orientar a população sobre os sintomas e o tratamento, que possibilitam uma melhor qualidade de vida para os pacientes e familiares, minimizando ou até mesmo adiando a evolução da doença.

Para isso, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos neurologistas e colaboradores do Hospital Santa Isabel, com o apoio da FURB, está programando uma atividade de conscientização à população no sábado (09/04), através de panfletagem na rua XV, pela manhã e no período vespertino, a partir das 14h00, um Simpósio no Auditório do Bloco H, na Biblioteca Central da FURB, sobre tratamento multidisciplinar na doença de Parkinson.

A equipe abordará temas como a história da doença (Dr. João Filipe de Oliveira), sinais e sintomas (Dr. Fábio Siquineli), nutrição (Gabriel Fernando Domingos Sedrez), exercícios (André Luís Schmitt), fisioterapia, fonoaudiologia (Ana Paula Muller), dicas ao cuidador (Enfª. Graziela Della Bruna Meuer) e direitos do cidadão com a assistente social Maria Aparecida Kratz leite.

Dr. Joao Filipe de Oliveira reforça a intenção da equipe multidisciplinar: “Queremos fortalecer o apoio aos portadores da doença de Parkinson e seus familiares, além de alertar que é fundamental procurar ajuda médica no tempo adequado. Contamos com a participação da população, a entrada para o Simpósio é franca, todos são bem-vindos.”

 

Conscientizacao-Parkinson_cartaz