Hospital Santa Isabel de Blumenau chega à marca de 4,3 mil transplantes

Saiba quais os órgãos mais transplantados desde 1980, quando foi realizado o primeiro procedimento.

Foto: Gabriel Silva / Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel, localizado em Blumenau e integrante da Rede Santa Catarina, destaca-se como uma referência nacional em transplantes. Até o momento, realizou mais de 4.300 procedimentos, uma conquista possível devido à generosidade de famílias que aceitaram a doação de órgãos de entes queridos.

Setembro é especialmente importante, com a campanha Setembro Verde e a celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos no dia 27. A instituição é apoiada por uma equipe multidisciplinar, cirurgiões qualificados, Comissão Hospitalar de Transplantes e uma organização focada na procura de órgãos.

Dedicados a Salvar Vidas

Ao longo de 43 anos, o Hospital Santa Isabel realizou 2.195 transplantes de rim, 191 córneas, 75 corações, 1.713 fígados, e 144 pâncreas e pâncreas-rim conjugado. Nesse período, a dedicação de mais de 1.500 colaboradores e dezenas de profissionais médicos tem sido fundamental para o atendimento humanizado e de excelência aos pacientes.

Reconhecimento e Histórico

O serviço de transplantes de órgãos começou a ser desenvolvido em 1980 na instituição, quando equipes de Nefrologia e Urologia realizaram o primeiro transplante de rim. Em 2000, foram realizados os primeiros procedimentos de córnea e coração e, em 2002, de fígado. No ano de 2005, o Hospital Santa Isabel realizou o primeiro transplante de pâncreas e pâncreas-rim conjugado.

Em 2016, a instituição foi reconhecida como hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil. Em 2017, a instituição foi eleita o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2019, recebeu o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos do estado.

Segundo dados da SC Transplantes, o Hospital Santa Isabel é uma das instituições com o maior índice de dação de múltiplos órgãos no estado em 2023 até junho. É também o hospital do Vale do Itajaí que mais notifica.

Formação e Capacitação

A Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) tem profissionais altamente capacitados, com treinamentos específicos como o Curso de Más Notícias. A dedicação em capacitar e formar seus profissionais garante um acolhimento de qualidade para as famílias em momentos delicados.

Ambulatório Especializado

O Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel proporciona atendimento diário a pacientes em etapas pré e pós-transplante. Com uma equipe multiprofissional, o hospital garante um cuidado integral, desde o momento em que o paciente entra na fila até o pós-transplante.

Doação de Órgãos

A doação pode ser feita mediante autorização familiar após diagnóstico de morte encefálica ou entre pacientes vivos, seguindo critérios específicos. A generosidade de um doador tem o poder de transformar e salvar várias vidas, representando uma esperança renovada para os que aguardam na fila.

Presença no 18º Congresso Brasileiro de Transplantes

O Hospital Santa Isabel será representado no evento pela Dra. Maíra Silva de Godoy, que discutirá sobre transplante hepático, solidificando a posição de destaque da instituição no cenário nacional de transplantes.