segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEstadualHospital Regional São José realiza cirurgia inédita no estado por meio do...

Hospital Regional São José realiza cirurgia inédita no estado por meio do SUS

Hospital Regional de São José (HRSJ) | Imagem: Google Maps (Street View)

 

Por Gustavo Bitencourt

O Hospital Regional de São José (HRSJ), administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na semana passada, uma gastrectomia subtotal por videolaparoscopia. O procedimento é inédito no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina. Por necessitar de equipamentos especiais e uma equipe médica treinada, somente hospitais de grande porte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro oferecem a cirurgia por meio do SUS.

A operação durou cerca de três horas e foi conduzida pelo médico Marcos Túlio Silva e sua equipe. O paciente de 47 anos tinha câncer gástrico. O processo, apesar de complexo, é pouco agressivo e proporciona menores transtornos no pós-operatório.

“A cirurgia é realizada por meio de pequenas incisões no abdôme, por onde são introduzidas cânulas e os instrumentais. O cirurgião então opera olhando para um monitor. Por ser minimamente invasivo, proporciona menos dor operatória, menor risco de complicações e redução no tempo de internação, o que permite o retorno precoce do paciente às suas atividades habituais”, explicou Marcos Túlio.

O paciente teve cerca de 80% do estômago com massa tumoral removida, além dos gânglios linfáticos que também estavam afetados. Ele passa bem e teve alta nesta segunda-feira. O tempo de internação é cerca de cinco dias, enquanto na cirurgia aberta convencional o tempo médio é de 10 a 12 dias.

O Hospital Regional de São José também possui hoje condições de operar tumores por videolaparascopia em outros órgãos. No momento, esta foi a primeira realizada. “Nós realizaremos outras gastrectomias por videolaparoscopia quando o paciente oferecer condições clínicas favoráveis. Também pretendemos realizar cirurgias para câncer de esôfago e de instestino. Além disso, nós já realizamos há um ano cirurgias bariátricas por videolaparoscopia no HRSJ”, complementou Silva.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS