sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioSaúdeCoronavírusHospital de Gaspar registra primeira internação na UTI COVID após dois meses

Hospital de Gaspar registra primeira internação na UTI COVID após dois meses

A idosa de 75 anos foi atendida nesta quarta-feira (5/01) com sintomas gripais e internada no setor clínico.

Após dois meses sem internações, UTI Covid do Hospital de Gaspar recebe paciente com caso grave da doença. A mulher de 75 anos foi atendida nesta quarta-feira (5/01/22) com sintomas gripais e internada no setor clínico. Com o resultado da tomografia e confirmação de comprometimento pulmonar, a paciente foi transferida para a UTI, onde continua em tratamento.

O crescimento dos casos de Síndrome Respiratória ligou um alerta na unidade de saúde. O número de pessoas buscando atendimento cresceu muito nas últimas três semanas, dobrando a média diária do PS. A alta demanda ocasionou a sobrecarga do Pronto Socorro gerando um tempo maior de espera e sobrecarga dos profissionais de saúde.

“O crescimento dos casos de Síndrome Respiratória, comumente causadas pela H1n1 e principalmente pela Covid-19, nos causa preocupação. Com o aumento dos casos, teremos também o aumento das internações, como já estamos vendo. O momento é para repensarmos atitudes e voltar as seguir com mais vigor as medidas de prevenção, principalmente o uso de mascarás e evitar locais fechados com aglomeração”, reforça Fabiana Massari, Diretora Administrativa do Hospital de Gaspar.

Entre os dias 20 e 26 de dezembro, o PS registrou 888 atendimentos. Na semana seguinte, o número de atendidos saltou para 953 pessoas, em sua maioria de Síndrome Respiratória. E a semana atual deve superar os mil atendimentos, já que em quatro dias o acumulado é de 872 atendimentos.

“Estamos vivenciando um momento novo, mesmo que as cenas pareçam repetidas. O aumento dos casos nos faz crer que teremos sim um aumento de pacientes nas UTIs, que só não deve ser maior e mais graves graças à vacinação. Por isso, os profissionais de saúde e o Hospital de Gaspar pedem que todos se cuidem, para que não haja novamente uma sobrecarga na estrutura de atediamento aos pacientes Covid. Seguiremos trabalhando para atender todos os gasparenses”, finaliza Fabiana Massari.

Para os pacientes que buscam atendimento no Pronto Socorro, o Hospital orienta para que sigam as normas de segurança com uso de máscaras e distanciamento social quando possível. Além disso, o Hospital também pede para que só venham com acompanhantes em casos realmente necessários, já que o local pode ser uma área de contaminação por Covid-19.

Para sintomas gripais leves e ambulatoriais, a Unidade Básica de Saúde do Centro segue aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O Centro de Triagem para COVID-19, que atende pessoas com sintomas gripais, funciona na Arena Multiuso de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Gaspar

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS