Hildebrandt explica por que proibiu venda de cerveja com aroma de maconha

A Cerveja Balbúrdia disse que o rótulo Hemp não tem nenhum produto ilegal. Confira a nota do prefeito Mário Hildebrandt sobre a proibição da comercialização durante a 37ª Oktoberfest Blumenau.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, publicou em suas redes sociais uma nota sobre a proibição da venda da Cerveja Balbúrdia Hemp nos pavilhões da 37ª Oktoberfest. A cervejaria foi notificada nesta terça-feira (4/10/22) pela organização da festa para que o produto não fosse mais comercializado nas dependências do Parque Vila Germânica.

O chefe do executivo municipal já coordenou o CERENE, uma entidade que trata de dependentes químicos fundada no bairro Itoupava Central, em Blumenau. O simples fato de ser um chope com aroma de maconha, já faz alusão ao uso de entorpecentes.

“Quem conhece ou já ouviu um pouco sobre minha história antes da vida pública sabe da minha relação com o tratamento de dependentes de álcool e drogas. Foi com bastante indignação que recebi a notícia de que um chope com aroma de maconha seria vendido na Oktoberfest Blumenau.

NÃO SERÁ! Já DETERMINEI para a equipe da festa, bem como solicitei que a cervejaria responsável fosse notificada, para que não oferte o produto dentro dos Pavilhões da Oktoberfest. Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça ALUSÃO ao uso de drogas. Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos. Não faz sentido uma festa que destina 1% de seu lucro, com a venda de bebidas, para prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas ofertar uma bebida que tenha ligação com qualquer entorpecente. Chope de maconha? Não na Oktoberfest Blumenau!,” disse Hildebrandt na nota.

A Cervejaria Balbúrdia já tinha explicado que os aromas são semelhantes à cannabis, mas derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas. Nenhuma delas, muito menos o lúpulo, não possuem qualquer princípio psicoativo.

A empresa disse que essas cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial. Confira mais detalhes sobre o produto.