segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioBizarroHeróis não morrem. Parabéns Führer

Heróis não morrem. Parabéns Führer

cartaz-Hitler
Foto: Zé Rogério

Foi com estes dizeres que um cartaz, colado em um poste próximo à Igreja Matriz de Itajaí provocou a maior polêmica neste domingo (20) de manhã. A data marca o nascimento do austríaco Adolf Hitler em 1889, responsável pelo massacre de milhões de pessoas, principalmente judeus.

Os reponsáveis pela colagem dos cartazes se identificam como White Front, ou Frente Branca. Não é irônico ser um nome inglês, a língua dos inimigos que trucidaram o exército alemão? Também faltou criatividade ou conhecimento, em vez de escrever branca, poderia ser ariana. No cartaz tem uma clássica foto de Hitler e a frase “Heróis não morrem. Parabéns Führer”.

Segundo apurado por uma reportagem do Santa, a Lei nº7.716, de 1989, proíbe o uso de materiais que usem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo.

Mas o cartaz não tem símbolo de suástica. Por isso o mestre em Ciência Jurídica e professor da Univali, Alceu de Oliveira Pinto Junior, diz que embora polêmicos, eles não são ilegais. No entanto, o o advogado criminalista Honório Nichelatti Júnior diz que o uso da imagem de Hitler pode ser interpretada como apologia ao nazismo.

Não só no Brasil, mas em países da Europa e até EUA de vez em quando surge um novo grupo querendo chamar atenção com filosofias anti-semitas e apologia ao nazismo. Talvez devemos ficar atentos, o nazismo surgiu em um momento de grande dificuldade dos alemães. Foi uma auto-afirmação que um homem desiquilibrado aproveitou.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS