Durante os meses de janeiro e fevereiro, as doações de sangue nos bancos de Santa Catarina diminuem em até 30% . Segundo a assistente social do Hemosc, Roseli Sandrini, também é nesse período que aumenta a necessidade de se doar sangue.
“No fim de ano, nossos estoques estavam abastecidos devido à uma campanha que fizemos para celebrar o dia nacional do doador de sangue, no final de novembro. Mas agora, em janeiro, vamos analizar a necessidade de fazer outra campanha” disse.
Santa Catarina conta com um hemocentro central, em Florianópolis, seis hemocentros regionais (Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau), três postos de coleta (em Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão) e oito agências transfusionais.
Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg. Nas horas anteriores, deve-se evitar o jejum, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.
Aqui em Blumenau o Hemosc está localizado na Rua Theodoro Holtrup, 40 (Vila Nova). O telefone para maiores informações é 47 3222-9800.
via Governo de SC