segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioEventosHemeroteca homenageia o “pai da imprensa” blumenauense

Hemeroteca homenageia o “pai da imprensa” blumenauense

homenagem-Hemeroteca_18-3-15
Foto: Marcelo Martins

 

Aprovada pelo decreto nº 10.576 no dia 24 de fevereiro, a Hemeroteca Hermann Baumgarten foi oficializada pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. O ato ocorreu no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

A Hemeroteca, que vem da palavra grega heméra e significa em grego “coleção”, tem como objetivo abrigar e catalogar coleções de periódicos, entre eles jornais, revistas e almanaques da Região do Vale do Itajaí. O público encontrará no arquivo 132 títulos de diferentes periódicos. O local é aberto ao público e está localizado no prédio da Fundação Cultural de Blumenau.

Sylvio Zimmermann Neto, presidente da FCB, enviou um documento à diretoria da Assimvi destacando a importância do espaço. Ele também salientou que a Hemeroteca homenageia Hermann Baumgarten, considerado o pai da imprensa na cidade de Blumenau.

O editor do periódico Blumenauer Zeitung foi um teuto-brasileiro nascido em 4 de abril de 1856 que exerceu papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Vale do Itajaí no século XIX.

A Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí considera louvável a iniciativa de relembrar a ilustre figura que tanto contribuiu na área da comunicação.

Fonte: www.assimvi.com.br

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS