Havan adota Central de Captação de Imagens e Disque Denúncia para coibir ação de assaltantes

Texto: Marli Rudnik

Após um assalto nesta terça-feira, 10 de fevereiro, na Filial Bom Retiro, em Curitiba, Paraná, a Havan adotou um conjunto de medidas para auxiliar a polícia na identificação dos autores e inibir ocorrências de roubo em suas lojas. A principal delas foi disponibilizar no youtube um vídeo da ação criminosa, destacando os rostos dos suspeitos. A empresa também abriu um Disque Denúncia (9-047-3446-7953), para o qual as pessoas podem telefonar caso reconheçam algum dos suspeitos nas imagens (ligações anônimas e sem custo).

O assalto na loja do Bom Retiro foi por volta das 9 horas desta terça-feira. Três homens armados se dirigiram ao setor de eletroeletrônicos e, após renderem os colaboradores, roubaram produtos do estoque. Depois, fugiram em um veículo Fiat Doblô de cor verde que tinha o vidro traseiro quebrado.

A Havan registrou a ação por meio de sua Central de Segurança, que monitora todas as 86 lojas da rede, 24 horas, com o auxílio do sistema Face Detector. Este programa combina as imagens capturadas pelo circuito interno com os bancos de imagens da própria empresa e das autoridades policiais. O vídeo gerado pela Central de Segurança foi publicado no Youtube e nas redes sociais da empresa, e disponibilizado para as polícias Civil e Militar do Paraná, com o objetivo de auxiliar nas investigações.

A publicação das imagens de furtos e roubos na Havan, por meio da internet, redes sociais e imprensa, passa a ser uma prática da empresa. Quem assistir aos vídeos e reconhecer algum dos autores poderá ligar para um Disque Denúncia e dar informações que ajudem a identificar os infratores. O fone 9-047-3446-7953 receberá ligações a cobrar, 24 horas por dia, sem que o autor da chamada precise se identificar. Os dados obtidos neste Disque-Denúncia serão repassados à polícia.

Fonte: Assessoria de imprensa