Fotos: João Luiz Muniz
O grupo Amigos da Natureza fez uma convocação de emergência para recolher o grande volume de lixo no Ribeirão Garcia, nas imediações da ponte na Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau. Entre às 7h30min e 8h30min desta terça-feira (15/01/19), uma força tarefa de oito pessoas recolheu 12 sacos de lixo de 100 litros.
Segundo o ativista João Luiz Muniz, o volume de plástico, latas, papel e outros materiais surpreendeu. A tarefa não foi fácil, porque tiveram que abrir uma trilha com facão para chegar onde havia a maior concentração de lixo. “Não conseguimos executar a tarefa como queríamos, teríamos que ter dois botes para limpar tudo. O cheiro no local é horrível, sem contar as muitas aranhas sobre a água fétida”, comentou.
Para acessar os locais, tiveram que se equilibrar e usar uma pequeno trecho ilhado. O lixo criou uma camada tão grossa sobre a lâmina de água, que parecia ser possível pisar. Mas naquele trecho a água chegava a pelo menos dois metros de profundidade.
Quem puder ajudar oferecendo dois botes para a coleta no próximo mutirão, pode entrar em contato com o João pelo celular (47) 98846-6327. Apesar do bom resultado em uma hora, o grupo tinha esperança de conseguir recolher muito mais.