domingo, 24 outubro 2021
InícioEventosGrupo de apoio a pessoas com medo de dirigir mais que triplica...

Grupo de apoio a pessoas com medo de dirigir mais que triplica no segundo encontro

 

Texto e fotos: Márcia Pontes

Nem a chuva que insistiu em cair no sábado à tarde afugentou os participantes do 2º Encontro do Grupo de Apoio a Pessoas com Medo de Dirigir para evitar acidentes por imperícia. Na primeira reunião, dia 13 de fevereiro, foram 13 pessoas. No segundo encontro, dia 27 de fevereiro, foram cerca de 50 pessoas: mais que o triplo.

O encontro estava marcado para ser realizado no Parque Ramiro Ruediger, mas como choveu à tarde e minutos antes do seu início ainda caía uns pingos do céu, todos se encontraram na área coberta da Feira Livre, próximo à Vila Germânica.

Desta vez, muitos maridos se sentiram à vontade para levar suas esposas e acompanharem atentamente as atividades do grupo, fator muito importante, pois o medo de dirigir das mulheres é compartilhado e têm consequências em toda a família quando a imperícia se transforma em acidente de trânsito. No encontro também havia homens com medo de dirigir.

 

Grupo-Apoio_Medo-dirigir_27-02-16_02

 

A abertura foi feita com diálogos sobre autoestima e necessidade de completo controle do veículo antes de ir para o trânsito para evitar acidentes. Em seguida, foram realizadas dinâmicas de grupo utilizando vendas nos olhos e atando as mãos para representar o sentimento de quem ainda não domina o veículo para dirigir em via pública e mesmo assim é empurrado por pessoas da família para dirigir, colocando-se a si e aos outros em risco.

O coaching em grupo é uma técnica para acolhimento emocional e dessensibilização sistemática que possibilitou à todos a reflexão profunda acerca de suas atitudes como pessoas e como motoristas. Também foram feitos diálogos sobre técnicas de condutas preventivas no trânsito para orientar as pessoas a não dirigirem no trânsito.

 

CASOS EMBLEMÁTICOS

No grupo tivemos a participação de muitas pessoas que sofreram acidentes por imperícia como capotamentos e colisões diversas. O veículo de uma participante foi diagnosticado com perda total depois de uma colisão contra a entrada da garagem numa conversão (veículo era 2.0).

Outra participante sofreu acidente grave após ter sido “empurrada” para o trânsito por familiares e amigos mesmo sem prática e sem treinos antes em ruas calmas e tranquilas. O resultado: carro deu perda total no choque contra poste, teve múltiplas fraturas, quebrou todos os dentes, passou por diversas cirurgias e meses internada no hospital.

Os casos mais comuns são de colisões por falta de domínio do carro, atropelamentos e colisões em entradas de portões e garagens por imperícia nas manobras. Todos são respeitados em suas necessidades e individualidades no grupo e suas falas são espontâneas e preservadas.

A próxima reunião do grupo será no dia 12 de março, às 18h, no Parque Ramiro Ruediger. Estamos em tratativas para a doação de um projetor de data-show para a exibição de filmes e outros recursos imagéticos e audiovisuais.

Qualquer tipo de doação que possa beneficiar o grupo voluntário podem ser feitas pelo telefone 9936-8404 e pelo email thesys@uol.com.br

Os encontros do grupo de apoio a pessoas com medo de dirigir para evitar acidentes por imperícia são gratuitas, realizadas a cada 15 dias no Parque Ramiro Ruediger, sempre às 18 horas, com rodas de conversa, dinâmicas de grupo e coaching em grupo. Não precisa se inscrever antecipadamente: é gratuito, basta identificar o grupo com um cone de sinalização de trânsito, se apresentar e participar.

 

Grupo-Apoio_Medo-dirigir_27-02-16_03

Grupo-Apoio_Medo-dirigir_27-02-16_04

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS