Governador de SC inaugura subestação da Celesc em Blumenau que vai beneficiar 70 mil unidades consumidoras

Subestação da Celesc Blumenau

Subestacao_Celesc_Blumenau_2-9-16_02

 

Fotos: James Tavares | SECOM / SC

No aniversário de Blumenau, a cidade ganhou um presente na tarde desta sexta-feira (2/9/16). Foi inaugurada a subestação Blumenau Fortaleza, localizada no bairro Fortaleza Alta, que vai beneficiar 70 mil unidades consumidoras de Blumenau, Gaspar e Luiz Alves. Ela opera inicialmente com dois transformadores, um de 33,3 MVA e outro de 26,6 MVA. A obra que custou R$ 14 milhões contempla também uma linha de transmissão, em circuito duplo, com 2,5 quilômetros de extensão.

Na cerimônia estiveram presentes o governador Raimundo Colombo e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert. O Vale do Itajaí representa 25% da  arrecadação do Estado, e segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, a região já recebeu cerca de R$ 80 milhões de investimentos na rede elétrica.  “Essa é a nossa quinta subestação na cidade, o que vai aumentar a qualidade da energia e a confiabilidade do sistema, que é interligado”, lembrou Colombo.

 

Subestacao_Celesc_Blumenau_2-9-16_01

 

Siewert explicou ainda que, com a nova subestação, a Celesc viabiliza melhores condições técnicas para atender ao mercado existente e também ao crescimento futuro da região. Dois shoppings instalados na região norte da cidade, o Blumenau Norte Shopping e o Shopping Park Europeu, já serão atendidos pela nova estrutura.

A construção deve aliviar a demanda de carga da subestação Blumenau Salto, que no último verão chegou a operar perto de sua capacidade máxima; e da subestação Blumenau II, que atende a região norte da cidade. O chefe da Agência Blumenau da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento, explica que com a nova estrutura, foi ampliada a possibilidade de transferir cargas nos casos de realização de obras ou de interrupção do fornecimento provocada por acidentes.

O senador Dalírio Beber (PSDB); o Secretário da Saúde de SC, João Paulo Kleinubing e o Secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimentismo, Emerson Nunes, assim como demais autoridades estiveram presentes na solenidade.