domingo, 16 janeiro 2022
InícioVale do ItajaíGasparGaspar quer criar Parque Natural com áreas de piquenique, arvorismo e tirolesa

Gaspar quer criar Parque Natural com áreas de piquenique, arvorismo e tirolesa

O espaço municipal ganhará trilhas, um centro de visitante, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial e Superintendência de Meio Ambiente, encaminhou a criação de um Parque Natural Municipal. A área é pública e deve ocupar aproximadamente 31.205,32 m² no bairro Bela Vista.

Uma parte do espaço já é utilizado pela comunidade para a prática de trilha, bicicross, entre outros. Com a criação do parque municipal, está prevista a instalação de novas trilhas, adequação das já existentes, um centro de visitantes, áreas de piquenique, arvorismo, tirolesa, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros.

Foto: Thiago Phillips

O parque terá como principal objetivo a preservação dos ecossistemas naturais de importante relevância ecológica e o encanto visual. Com isso, a atividade poderá trazer benefícios para o desenvolvimento de ações de educação ambietal e para o setor de turismo da região, incluindo a criação de novos postos de trabalho no setor.

“Esse projeto será de grande importância para o enriquecimento da educação ambiental das nossas crianças e de toda a população. Essa unidade de conservação será uma aliada na conscientização da população e turistas sobre preservação e sustentabilidade. Além de grande beleza, a área concentra grande biodiversidade da Mata Atlântica. Será uma espaço de educação, turismo e preservação”, destaca o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.

Segundo a prefeitura, a criação de um Parque Natural Municipal em Gaspar contemplará funções sociais, estéticas, ecológicas e educativas. Fomentará o turismo já existente na cidade, além de se consolidar como mais um atrativo.

O projeto de Lei para criação do Parque deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores ainda neste ano. As informações foram divulgadas pela SECOM do município.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS