quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioGeralGaspar é uma das sete cidades de SC com caso confirmado de...

Gaspar é uma das sete cidades de SC com caso confirmado de zika vírus

mosquito-dengueDe acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Santa Catarina tem sete casos confirmados de zika vírus, transmitidos pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue. Eles foram identificados nas cidades de Gaspar, Bombinhas, Laguna e Florianópolis. Em todos os casos, o vírus foi contraído fora do estado em viagens à Bahia, Maranhão, Pará e Paraíba.

Os sintomas são muito semelhantes aos da dengue, como febre, olhos vermelhos sem coceira nem secreção, dor de cabeça e nas articulações. Também aparecem manchas com coceira, dor na garganta e tosse. Repare que esses últimos dois sintomas são parecidos com a gripe.

No nosso Estado também foram confirmados casos de febre chikungunya, com sintomas parecidos com os já descritos acima. Um caso é autóctone, de Itajaí, e dois são importados da Bahia.

Foi no nordeste que aumentou a preocupação com o pouco conhecido zika vírus, depois que surgiram vários casos de microcefalia em bebês nascidos de mães que contraíram o vírus. A relação entre a incidência da doença e a presença do mosquito foram imediatas. Atualmente há circulação do ZIKAV em 18 estados do país.

O zika vírus pode se manifestar clinicamente como uma doença febril aguda, com duração de 3-7 dias, geralmente sem complicações graves. Segundo a literatura, mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas.

Em Santa Catarina, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a vigilância de Zika Vírus foi implantada em unidades sentinelas localizadas em 4 municípios. Elas têm como características essenciais o atendimento de parcela representativa da população, ser um serviço de pronto-atendimento, possuir boa articulação com a vigilância epidemiológica e capacidade para coletar, processar, armazenar e encaminhar amostras laboratoriais:

  • Chapecó: Pronto Atendimento Efapi;
  • Florianópolis: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e UPA Norte;
  • Itajaí: Pronto Atendimento São Vicente;
  • Joinville: Pronto Atendimento Sul.

Portanto valem todas as orientações sobre prevenção da proliferação do mosquito. No começo deste ano, Itajaí sofreu uma epidemia de dengue, preocupando toda Santa Catarina. Mesmo próxima, Blumenau escapou muito bem.

 

Folder_Dengue

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS