Formação de Ciclones Extratropicais na região Sul deixa Defesa Civil em alerta

Chuvas intensas, rajadas de vento e agitação marítima são esperadas para Santa Catarina.

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Dois ciclones extratropicais estão se aproximando do Sul do Brasil, trazendo condições climáticas adversas. O primeiro sistema está previsto para se formar no sábado (8/07/23), nas águas entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

A região mais afetada por esse primeiro ciclone em território catarinense será o extremo sul do litoral. São esperadas chuvas moderadas com acumulados estimados entre 40 e 50 milímetros durante a manhã de domingo (9).

O segundo ciclone extratropical tem previsão de formação entre terça e quarta-feira (11 e 12/07/23). Esse sistema trará pode trazer chuvas intensas, rajadas de vento mais fortes, agitação marítima e risco de ressaca para Santa Catarina.

A previsão é que ela se forme nas proximidades do Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, impactando principalmente a região Sul catarinense com chuvas intensas. Além disso, ventos do sul soprarão com moderada a forte intensidade ao longo da faixa litorânea, causando agitação marítima, risco de ressacas e possíveis alagamentos costeiros.

Vale ressaltar que é comum, nesta época do ano, a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina está monitorando constantemente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, as previsões, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem o estado.

Caso necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para garantir a preparação e a resposta adequadas a possíveis ocorrências.