quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioEconomiaFIESC pede aprovação do uso do rótulo espécies diversas na pesca

FIESC pede aprovação do uso do rótulo espécies diversas na pesca

pescados

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) encaminhou ofício ao ministro da Agricultura, Neri Geller, solicitando a aprovação do uso do rótulo “espécies diversas” pelas indústrias pesqueiras de todo o País. Medida recente proibiu a utilização causando prejuízos a toda a cadeia da pesca. O documento, assinado pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, foi enviado nesta quinta-feira (15).

O Ministério cancelou as rotulagens denominadas “espécies diversas”, que são utilizadas por empresas do segmento em todo Brasil. “A rotulagem é de extrema importância para a sobrevivência de todas as empresas nacionais que comercializam este tipo de produto, devido a grande diversidade de espécies de pescado no litoral e nas águas interiores do país, o que torna impraticável a venda individual por espécie”, diz o texto da carta.

Apenas na modalidade de arrasto, realizada no litoral Sul do Brasil, existem cerca de 120 espécies desembarcadas nas empresas da região. “A aprovação das rotulagens é fundamental para a comercialização e simplifica o processo de embalagem e comercialização”, destaca a FIESC no ofício.

O documento também foi enviado ao governador Raimundo Colombo; ao presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Joares Ponticelli; aos senadores Casildo Maldaner, Luiz Henrique da Silveira e Paulo Bauer; aos deputados federais Celso Maldaner, Décio Lima e Esperidião Amin; aos ministros Eduardo Borges (Pesca e Aquicultura), Aloízio Mercadante (Casa Civil) e ao secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Luiz Antônio Alves Azevedo.

Santa Catarina é o maior produtor de pescados do Brasil, sendo responsável por 13,6% da produção nacional. Em 2013, o Estado exportou US$ 23 milhões em peixes, crustáceos e moluscos para países como a Coréia do Sul, Estados Unidos, Taiwan, Portugal e Angola.

Texto: Dâmi Cristina Radin | Assessoria de Imprensa da FIESC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS