Fenatib fecha edição com palhaços e contação de histórias

Circo-sem-Lona_02
Encerramento prevê duas apresentações na Praça do Teatro Carlos Gomes, tendo como tema o uso da rua como alternativa para reeguer o circo.

Texto: Sérgio Antonello | Fotos: Pedro Luna

Depois de oito dias de muita diversão, alegria, animação e energia, o 19º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) chega a seu último dia com uma programação de alta qualidade para o público pequeno e adulto. Nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, a Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança estará na Praça do Teatro Carlos Gomes, às 9h30 e 15h30, para apresentar o espetáculo conta a história da dupla de palhaços Risada e Risadinha. Nos mesmos horários, a Cia. Carona de Teatro estará no Cine Teatro Edith Gaertner da Fundação Cultural (Rua XV de Novembro, 161, Centro) para a contação da história “Como nasceu a alegria”.

Uma realização da Fundação Cultural de Blumenau, Ministério da Cultura e Instituto de Artes Integradas (Inarti), as atrações do 19º Fenatib são gratuitas e apresentadas nos mais diversos pontos da cidade desde 4 de novembro. A maioria das apresentações teve como palco o Auditório Willy Siervert do Carlos Gomes, que permaneceu sempre lotado em todas as apresentações.

Também entram no circuito este ano o Cine Teatro Edith Gaertner da Fundação Cultural, os Caics da Velha e Itoupava, Casa São Simeão, Centro Cultural 25 de Julho e a Praça do Teatro Carlos Gomes. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados e devem ser retirados uma hora antes do início de cada espetáculo na secretaria do evento.

Circo-sem-Lona_01Dia 12 de novembro, quinta-feira

Espetáculo: Palhaçada: história de um circo sem lona

Praça do Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h30 e 15h30
Grupo: Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança
Autor e direção: Alexsandro Silva
Faixa etária: a partir de 5 anos
Duração: 45 minutos

Sinopse: O espetáculo conta a história da dupla de palhaços Risada e Risadinha que trabalham no Circo Brasil. O circo, que passa por uma grande crise financeira, um dia pega fogo, deixando a dupla sem ter onde morar e trabalhar. Os palhaços resolvem, então, juntar o que sobrou do circo e apresentarem suas palhaçadas nas ruas e praças na tentativa de reerguer o circo. Recheado de números tradicionais de palhaços e circos brasileiros, Palhaçadas – História de um circo sem lona, é o primeiro espetáculo da trilogia criado a partir da pesquisa “Laboratório de palhaçaria”, realizada pela Cia. 2 em Cena de teatro, circo e dança desde 2007.

 

Contação de História: Como nasceu a alegria

Dia 12 de novembro, quinta-feira
Cine Teatro Edith Gaertner – Fundação Cultural

Horários: 9h30 e 15h30
Grupo: Cia. Carona de Teatro
Texto: Rubem Alves
Direção: Pepe Sedrez
Faixa etária: a partir de 4 anos
Duração: 20 minutos

Sinopse: A terra era um jardim maravilhoso. Flores havia aos milhares. Todas igualmente lindas, vaidosas e infelizes. No meio de tanta beleza infeliz, uma florzinha corta, acidentalmente, uma de suas pétalas ao nascer. A florzinha não liga para isso e vive feliz com sua pétala partida. Até notar que as outras flores a olham com olhos espantados. E percebe, então, que é diferente. De forma encantadora, o autor mostra que o olhar preconceituoso sobre a diferença alheia gera, invariavelmente, muita tristeza. Mas, com carinho, sensibilidade e respeito é possível reverter a situação, fazendo nascer a alegria.