sexta-feira, 22 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Entretenimento Exposição retrata desfiles e blocos carnavalescos do início do século 20 em...
- Propaganda -

Exposição retrata desfiles e blocos carnavalescos do início do século 20 em Blumenau

15:30

Exposição_Carnaval_Neumarkt-2015_04

“Abre alas… É tempo de Carnaval” inicia no dia 5/02, às 19h30, no Shopping Neumarkt 

Texto: Fabiana Roza

Chope, confete e serpentina. A cidade da Oktoberfest também já caiu na folia. Nos carnavais do passado, Blumenau já foi palco de grandes bailes de fantasia e até desfiles de carros alegóricos pela Rua XV. Esses Carnavais de outros tempos serão relembrados na exposição “Abre alas… É tempo de Carnaval”, que o Neumarkt promove a partir do dia 5 de fevereiro.

Exposição_Carnaval_Neumarkt-2015_01
As 24 fotografias da exposição retratam o Carnaval de Blumenau no início do século 20. Mas, segundo a historiadora Sueli Petry, as primeiras manifestações na cidade datam de 1885. De acordo com jornais da época, a folia começava com o Baile de Máscaras na Sociedade dos Atiradores (atual Tabajara Tênis Club). Documentos mostram curiosidades como convites com regras “pitorescas” impostas aos foliões, como não pular ou dançar separado do par e não ir ao baile sozinho se fosse casado.

A historiadora conta que na primeira metade do século 20, o Carnaval em Blumenau foi muito forte e significativo. “Até o final dos anos 30, antes da Segunda Guerra Mundial, eram promovidos desfiles de carros alegóricos e os bailes nos salões atraiam foliões de todas as cidades próximas”, diz. Uma das fotografias expostas resgata um cortejo carnavalesco na Rua XV, em 1901, em que o carro alegórico satiriza um médico que apreciava uma boa aguardente.

Exposição_Carnaval_Neumarkt-2015_05
Entre as imagens cedidas pelo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva também se destacam os blocos carnavalescos das décadas de 1920 e 1930. Além das fotografias, a exposição vai exibir dois trajes carnavalescos antigos que pertencem ao Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau. Um deles é uma réplica dos anos 20, que faz referência ao chocolate Lacta — marca muito famosa na época. O outro é uma fantasia original de uma aluna normalista dos anos 60 satirizada.

Exposição_Carnaval_Neumarkt-2015_02
Na abertura da exposição, marcada para as 19h30, haverá um evento com a presença do presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann, e da historiadora Sueli Petry. A exposição ficará aberta à visitação no pavimento superior do Neumarkt até o dia 18 de fevereiro.

Exposição_Carnaval_Neumarkt-2015_03
Homens fantasiados de mulher.

Exposição Abre alas… É tempo de Carnaval
Data dia 5 de fevereiro, às 19h30. Diariamente, das 10h às 22. Até dia 18 de fevereiro
Local: Neumarkt Shopping, pavimento superior, em frente à Capodarte
Entrada gratuita

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS