domingo, 7 março 2021
Início Eventos Exposição no Mausoléu de Blumenau comemora os 40 anos do Vovô Chopão

Exposição no Mausoléu de Blumenau comemora os 40 anos do Vovô Chopão

 

 

 

 

Quem estiver em Blumenau durante o período de festas ou curtindo as merecidas férias,  poderá visitar a Exposição Vovô Chopão 40 anos, no Mausoléu Dr. Blumenau. Ela foi aberta ao público nesta quarta-feira (18/12/19) e fica até o dia 2 de fevereiro das 10h às 16h, todos os dias, com entrada gratuita.

São 40 imagens atuais e antigas registradas por dez fotógrafos ao longo da trajetória do maior símbolo da Oktoberfest, que completou quatro décadas em 2019. A exposição foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), sob comando de Rodrigo Ramos.

Os cliques são de Artur Moser, Caio Santos, Jandyr Nascimento e Rogério José Cioffi Pires (Jacaré); todos com passagem pelo Jornal de Santa Catarina. Além dessas feras da imprensa, tem trabalhos de profissionais como Carlos Isidro Waldrich, Giovanni Silva e Juan Carlos Carmona. O Luciano Bernz, que já foi colaborador de OBlumenauense; e Rafael Cé, filho do criador do personagem; e Susane M. Vianna também tem seus registros na mostra.

 

 

Entre algumas fotos de destaque, o Vovô Chopão aparece de celebridades como Ana Maria Braga e Cid Moreira. As fotos são uma oportunidade de conhecer a evolução do personagem, que no início usava um figurino simples, muito diferente da caracterização atual.

 

 

Personagem histórico

A história do personagem; criado em 1979 para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas. Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando a cultura e as tradições germânicas de Blumenau.

De outubro de 1983 a dezembro de 1996, o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil “Jornal da Criança”, e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas.

Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do personagem como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

Hoje, ao vivo, no papel ou nas redes sociais, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam as tradições germânicas participando de eventos turísticos e culturais em todo o território nacional.

Por Sérgio Antonello [SECOM/BNU]

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS