segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Estudantes de escola pública de Blumenau representarão o Brasil no Japão

Estudantes de escola pública de Blumenau representarão o Brasil no Japão

Escola de Educação Básica Professor João Widemann, na Rua Quatro de Fevereiro, bairro Itoupava Norte, em Blumenau

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso

Há muitos anos Blumenau tem uma parceria com a JICA, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, tanto que nossa Defesa Civil já recebeu treinamento e capacitação na terra do sol nascente. Um deles foi o Diretor da Defesa Civil, Adriano da Cunha, em 2015.

Neste ano haverá um congresso internacional sobre tsunamis e desastres naturais  no Japão e o governo local, através da JICA, pediu que 48 países escolhessem estudantes de escolas para representá-los no evento. Para participar, era necessário que atendessem alguns requisitos, entre eles falar inglês, língua oficial do congresso.

 

Adriano da Cunha, diretor da Defesa Civil de Blumenau | Foto: Marlise Cardoso Jensen / OBlumenauense

 

“O evento reunirá cerca de 450 crianças de 48 nacionalidades. Nós passamos os nomes de alunos da escola Professor João Widemann (bairro Itoupava Norte) com fluência em inglês para o Ministério da Integração, que enviou à embaixada japonesa. Blumenau foi escolhida para representar o Brasil nesse congresso. É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando”, disse Cunha.

Foram escolhidos um adolescente e outras quatro, entre 16 e 17 anos, todos fluentes em inglês, que irão acompanhados de um professor dessa língua. Cunha disse que a própria embaixada pediu que fossem da mesma escola, para facilitar a convivência entre eles, pelo fato de já se conhecerem.

No total ficarão 10 dias fora do Brasil, cinco no Japão. Durante três dias farão treinamento de campo e conhecerão algumas práticas japonesas para prevenção de desastres, como estruturas de contenção; enquanto nos outros dois participarão do congresso em si.

“Pesou o fato de Blumenau ter essa relação com o Japão, em função do histórico e avanço da Defesa Civil. Como tive a oportunidade de ser treinado pelo projeto em 2015, garanto que irão levar isso para carreira e vida deles. Além disso também será muito proveitoso para o próprio município, já que quando voltarem irão compartilhar esse conhecimento com estudantes de outras escolas”, finalizou o diretor.

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS