quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioClimaTerça com céu nublado e períodos de melhoria, que se intercalam com...

Terça com céu nublado e períodos de melhoria, que se intercalam com chuva fraca e isolada

Foto: Michele Lamin

 

Neste momento (9h36min), a temperatura em Blumenau é de 19,1°C; com previsão de não passar dos 20°C nesta terça-feira (3/07/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 2h, quando fez 18,5°C. O rio Itajaí está com 92 cm e a umidade relativa do ar em 88,6%.

O deslocamento de umidade do mar em direção ao Vale do Itajaí e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera deixam o tempo instável. No decorrer do dia, o céu fica nublado e períodos de melhoria se intercalam com chuva fraca e bem isolada. A temperatura deve baixar a noite podendo chegar em torno dos 13°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens em todas as regiões, com chuva bem isolada pela manhã especialmente do oeste ao sul de SC, e chances de aberturas de sol à tarde. Temperatura em declínio, com vento sudoeste a sudeste com rajadas mais intensas no litoral, especialmente no Litoral Sul (ver Aviso de Mar).  Massa de ar frio (alta pressão com centro ao sul do Uruguai) avança para SC, especialmente para as áreas sul e leste do Estado.

 

Quarta-feira (4)

Blumenau – O tempo continua instável, devido a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera. Ao longo do dia o céu fica nublado, ocorrem poucos e curtos períodos de melhoria que se alternam com chuva fraca, especialmente entre a madrugada e a manhã. A maior cobertura de nuvens dificulta a variação da temperatura e a sensação térmica é de frio. Mínima variando entre 12 e 14°C e máxima entre 15 e 17°C. Ventos fracos soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – No Planalto Sul e Litoral Sul, encoberto com chuva de valores mais significativos. No Oeste e Meio-Oeste, chuva no decorrer do dia, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Nas demais regiões, chuva mais isolada entre a madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Temperatura em elevação no oeste, permanecendo baixa no sul e leste. Vento sudeste a nordeste, fraco. Massa de ar frio (alta pressão com centro no Uruguai) deslocando-se lentamente em direção ao oceano. Cavado (baixa pressão) e jato subtropical entre RS e SC.

 

Quinta-feira (5)

Blumenau – As instabilidades se afastam do Vale do Itajaí, favorecendo o retorno da condição de tempo firme. No decorrer do dia, aberturas de sol e presença e variação de nebulosidade. Faz frio no inicio da manhã, com mínima entre 13 e 15°C. Aos poucos a temperatura se eleva e a tarde fica mais amena, com máxima entre 22 e 24°C. Ventos fracos de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – No Planalto Sul e Litoral Sul, encoberto com chuva, especialmente nas áreas de divisa com o RS, melhorando à noite. Nas demais regiões, sol entre nuvens, com tempo mais aberto no norte do Estado. Temperatura em elevação, vento sudeste a leste do Planalto ao Litoral, e de nordeste no oeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (6)

Blumenau – Continua a condição de tempo firme por conta da atuação da massa de ar seco. Desta forma, o dia será de aberturas de sol e variação de nebulosidade. Mínima entre 15 e 17°C e máxima entre 21 e 23°C.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens, temperatura mais elevada e vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (7)

Blumenau – O tempo volta a ficar instável, devido a cavados em níveis baixos e médios da atmosfera. Ao longo do dia céu nublado, com alguns períodos de abertura de sol e condição chuvisco isolado nos extremos do dia. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 21 e 23°C.

Santa Catarina – Um novo dia com forte presença do sol, algumas nuvens. A temperatura fica mais alta e o vento sopra de nordeste a norte, de fraco a moderado, com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 8 a 17 de julho de 2018

Nesse período, duas frentes frias seguidas de massas de ar frio passam por SC, entre os dias 9 e 10, e entre 14 e 16, favorecendo chuva e declínio da temperatura. A chuva deve ser melhor distribuída no Estado e a segunda massa de ar frio deve ser mais intensa.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS