Especialista em finanças lança livro Formação de preços de produtos e serviços em Blumenau

 

No dia 14 de março, às 19 horas, acontece na Unisociesc Blumenau (Rua Pandiá Calógeras, nº 272) o lançamento do livro Formação de preços de produtos e serviços de Fabiano Coelho, professor da FGV e MMURAD. A obra tem intuito de discutir os principais modelos de formação de preços existentes e consolidá-los em um modelo tridimensional que analisa as óticas: financeira e seus objetivos de cobertura dos custos, rentabilidade e lucratividade; mercadológica e seus estudos de percepção de valor do cliente; análise estratégica e o alinhamento necessário para que a empresa use a precificação para atingir determinado objetivo; e do posicionamento do preço frente aos concorrentes.

A importância de um apreçamento assertivo é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa, principalmente em cenários de crise. Portanto, o livro demonstra detalhes e nuances da precificação que ajudarão os gestores a serem mais precisos na elaboração das melhores políticas e práticas de preço, política de descontos e melhor posicionamento estratégico.

Fabiano Coelho afirma que não existe fixação de preço. “O cálculo do preço é apenas uma das formas de apreçamento. Mas a empresa só garantirá sua perpetuidade e fatias mais lucrativas de mercado se compreender toda a dinâmica mercadológica em que ela está inserida.”

Ou seja, os gestores devem saber mapear e combinar inúmeras variáveis, como: concorrentes, percepção de valor, ciclo de vida dos produtos, planejamento estratégico, gerenciamento de produtos e serviços, administração da carteira de clientes e gestão de custos, entre outros.

Um exemplo mencionado pelo autor é a tendência das empresas darem descontos sem o devido cuidado de como isso impactará o resultado. “As empresas tendem a evidenciar em demasia a variável preço deixando de materializar outros benefícios que permitiram cobrar um preço maior.”

O livro traz diversos modelos práticos para a determinação do preço e modelo criado pelo autor permitindo que os gestores apliquem de forma objetiva os conceitos.

Sobre o autor

Fabiano Simões Coelho, é PhD em Business Administration pela Florida Christian University, Mestre em contabilidade pela UERJ, Pós Graduado em contabilidade pela FGV. Coordena os seguintes MBAs da FGV: MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, MBA em Mercado de Capitais, MBA do Setor Elétrico e MBA em Banking. Palestrante e Consultor de empresas na área de: Pricing, Gestão de Resultado, Gestão de custos e orçamento.