Escola Número 1 ganha iluminação moderna

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

A Fundação Cultural de Blumenau coordena os trabalhos de melhorias que estão sendo executados no sistema de iluminação na Casa de Memória da Escola Número 1, na Itoupava Central. Com a modernização dos equipamentos e a inclusão de luzes led, a expectativa é proteger o patrimônio público e dificultar a ação de vândalos. A nova iluminação deve ser entregue na primeira quinzena de março. A instalação ocorre em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, que vem fazendo o mesmo trabalho em outros pontos da cidade.

Construída em 1870 sob a orientação do Dr. Blumenau, foi a primeira escola do bairro, servindo, na ocasião, também de igreja. Restaurada e reinaugurada em 1992, é mantida pela Fundação Cultura, abrigando um pequeno museu escolar. “Estão sendo incluídos oito pontos para iluminar a fachada e o entorno do imóvel”, destaca o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. “São lâmpadas de led econômicas que vão realçar a beleza do bem patrimonial tombado”.

A Fundação Cultural pretende iniciar um projeto de restauro do imóvel em parceria com a comunidade. “Em breve, deveremos instalar no local a unidade museológica como alternativa de mais um ponto de cultura”, salienta o presidente. “Iremos oferecer ações para a comunidade da Itoupava Central e região. A proposta já foi encaminhada à comunidade”.

Segundo registros do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, a educação sempre foi uma prioridade dos colonizadores e seus descendentes. Ao organizar a estrutura urbana nos lotes coloniais, a presença da escola, igreja, cemitério e casa do comércio eram componentes básicos nesses núcleos. A Escola Número 1 é um exemplo desse sistema. Foi a responsável pela educação das crianças e filhos dos colonos. Hoje, esse local tornou-se um espaço de visitação pública.