Equipes já preparam a área para implantação do Terminal das Itoupavas

Assim como na região do futuro Terminal Oeste, as equipes já trabalham na Itoupava Central para a preparação do terreno que receberá o Terminal Integrado Norte e a ponte da Rua Mário Giese. As obras fazem parte do Plano de Mobilidade de Blumenau, com recursos garantidos por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A coordenação das execuções cabe às Secretarias Municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Executiva de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais (Semospe).

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir, no local estão sendo realizados os serviços de limpeza, terraplanagem e a marcação. “Além disso, as equipes já trabalham na execução da macrodrenagem e instalação de uma tubulação na Rua Mário Giese. A previsão é que na próxima semana os trabalhos de perfuração e fundação da nova ponte também sejam iniciados. A obra é grande, mas as equipes estão trabalhando num bom ritmo, e estamos acompanhando de perto o andamento”, destaca.

Terminal Integrado Norte e rotatória do trecho 2B

Localizado entre as ruas Mário Giese e Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central, o Terminal terá área total construída de 2.360 m² e contará com vagas exclusivas para ônibus, carros e também bicicletário. A implantação do Terminal Norte tem como principais objetivos a integração das linhas da região, o atendimento à crescente demanda de transporte público e a diminuição nos volumes de tráfego nas vias servidas pelos coletivos.

O vice-prefeito e secretário executivo do Programa de Mobilidade e Projetos Especiais, Mário Hildebrandt, explica que, além do Terminal Norte, a Itoupava Central receberá uma nova ponte e uma rotatória, que ligará as ruas Dr. Pedro Zimmermann, Mário Giese e Ricardo Georg. “Sabemos o quanto as obras são importantes para a região Norte e fizemos o possível para que o local recebesse uma grande melhoria. Durante o período das obras do Terminal Norte, a Rua Mário Giese ficará interditada e a passagem entre as ruas Gustavo Zimmermann e Pedro Zimmermann poderá ser feita pelas ruas Rudiberto Krueger ou Oswin Wachholz. A estrutura da ponte nova terá 20,3 m de largura e 20 m de extensão”, explica.

Por Karolina Bonin, da PMB