sexta-feira, 30 julho 2021
InícioGeralEntidades participam da luta em prol dos direitos dos deficientes

Entidades participam da luta em prol dos direitos dos deficientes

Nesta terça-feira, dia 3, uma mobilização com a participação de diversas entidades do município, além da Secretaria de Saúde, vai trazer à tona a discussão para a necessidade de desenvolver projetos, ações e iniciativas em benefício das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A ação integra os trabalhos em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que neste dia terá como tema “Acessibilidade, um dia você pode precisar”.

O evento será na Praça Dr. Blumenau, no Centro, das 9h às 16h, com a apresentação em áudio visual dos trabalhos realizados em Blumenau pelas instituições que desenvolvem um trabalho de cunho social e humanitário. Neste dia, vão participar da ação a Associação Blumenauense Deficientes Físicos (Abludef), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), e ainda com a presença da Associação Blumenauense Amigos Deficientes Auditivos (Abada).

Participação

A proposta do Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde com o apoio das entidades, é buscar a aproximação da população no sentido de alertar quanto à dificuldade na acessibilidade dos indivíduos com algum tipo de deficiência no município, incluindo ainda promover a inclusão destes indivíduos que precisam de atenção em toda a rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o evento desta terça-feira vai contar com apresentação de filmes, banners, faixas com os temas envolvidos, além de material educativo e informativo e apresentações artísticas das próprias entidades participantes.

Segundo o Censo Demográfico de 2010, Blumenau possui um total de 42.060 indivíduos com algumas das características que representam pessoas com deficiência. O número representa um percentual de 13,61% da população do município. De acordo com o responsável pela Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência em Blumenau, Marco Antonio Bottós, a mobilização neste dia representa um chamamento para que entidades e comunidade trabalhem em conjunto para a construção e viabilização de projetos e iniciativas que beneficiem direta ou indiretamente as pessoas com deficiência na cidade.

Texto: Joni César | PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS