O grupo foi recepcionado pela equipe de trabalho e pelo secretário de Turismo, que forneceu detalhes do projeto para os empresários.
Fotos: Marcelo Martins
Uma comitiva formada por representantes de entidades de classe de Blumenau visitou nesta quinta-feira, dia 7, a obra de construção do Eisenbahn Biergarten, o novo pavilhão do Parque Vila Germânica. O grupo foi recepcionado pela equipe de trabalho e pelo presidente do Parque e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, que forneceu detalhes do projeto para os empresários.
Participaram da visita o secretário de Desenvolvimento Regional, Cássio Quadros, representantes da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Convention Bureau, Sindicato dos Hotéis, Bares, restaurantes e Similares (Sihorbs) e Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Blumenau (OAB).
Os trabalhos no novo pavilhão seguem em ritmo acelerado. As equipes se concentram na instalação da parte hidráulica, no término da implantação da estrutura metálica, que está 80% concluída, e também no fechamento da estrutura de alvenaria, que está 40% pronta. A previsão é de que a equipe inicie a etapa de cobertura já na semana que vem e no fim do mês o pavilhão esteja coberto.
Para o presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, o novo pavilhão será mais uma opção para Blumenau e uma referência na realização de eventos. “A nova estrutura será de extrema importância para o Complexo da Vila Germânica, já que irá atrair visitantes de Blumenau e de fora, além de ser um espaço de grande relevância para a realização de eventos comunitários”, contou.
Centro de Convenções Vila Germânica
Depois da visita ao Eisenbahn Biergarten, a comitiva se dirigiu ao Setor 3 para conhecer o espaço onde será implantado o Centro de Convenções Vila Germânica, que prevê a construção de um empreendimento moderno de dois andares com quase 3.600 metros quadrados de área total e capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas. O local contará com quatro auditórios que serão distribuídos em módulos.
Segundo a CDL e o Sihorbs, o Centro de Convenções será uma importante ferramenta, não só para o turismo, mas também para a economia como um todo. “O empreendimento posicionará Blumenau como um dos principais destinos no Brasil em realização e organização de eventos, feiras e congressos”, disse o presidente do Sihorbs, Richard Steinhausen, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo. “É importante ressaltar que o Centro de Convenções será uma relevante ferramenta para o incremento para o comércio da cidade, já que receberemos muitas pessoas por ano”, contou o vice-presidente da CDL, Ewald Fisher Neto.
Para que a obra inicie, a Prefeitura busca uma parceria com o Governo do Estado para a liberação dos recursos. Durante a visita, o secretário de Desenvolvimento Regional confirmou que irá se reunir com o governador Raimundo Colombo para discutir o tema. “O Centro de Convenções é um pedido antigo da comunidade blumenauense e por isso receberá todo o respaldo do Estado”, garantiu.