sábado, 22 janeiro 2022
InícioEconomiaEmpresa de Timbó (SC) desenvolve chopeira com tecnologia de última geração

Empresa de Timbó (SC) desenvolve chopeira com tecnologia de última geração

A Optimus é controlada por aplicativo e promete preservar a bebida por meses.

Apreciar um chope bem gelado é praticamente uma unanimidade. Uma novidade criada na cidade de Timbó (SC) promete revolucionar e facilitar a vida de quem gosta de reunir amigos para tomar um chope ou tomar uma cerveja.

Projetada e desenvolvida por um engenheiro e uma design de produto, a BEERT batizadas de “Optimus” une uma câmara fria com tecnologia de uma cervejeira de última geração, o que possibilita escolher a temperatura adequada para cerveja ou chopp podendo ter armazenamento das bebidas trincando por meses, diferentemente tradicionais equipamentos chope existentes no mercado, aonde o chope armazenado precisa ser consumido em até três dias.

A ideia surgiu em 2016 por uma necessidade própria. Nos encontros com os amigos, Leandro e Claudia Bertolino percebiam diversos problemas com as chopeiras existentes no mercado: demoravam para gelar o chope, só saía espuma, não era possível saber quanto chope havia dentro do barril, além do prazo de validade da bebida. Desde então, vem trabalhando em diversas versões do projeto, que chegou à forma final em 2020.

Mercado cervejeiro

O mercado cervejeiro vem crescendo no Brasil. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, mesmo com os valores da bebida em alta, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país.

Em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior. Levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo, mostra que o Brasil tem cerca de 42 hectares cultivadores de lúpulo, o que representa um crescimento de 110% com relação ao ano anterior, e a produção total aproximada gira em torno de 24 toneladas.

Santa Catarina é o estado que tem maior percentual de produtores (27%), seguido por Rio Grande do Sul (22%), São Paulo (18%), Paraná (7%), Minas Gerais (6%) e Rio de Janeiro (5%). Em relação à área cultivada, Santa Catarina também ocupa o primeiro lugar, com um total de 12,105 hectares de área plantada.

A história por trás da Optimus

A família Bertolino sempre teve o sonho de empreender, criar algo inovador e diferenciado. Seu marido com formação em Engenharia, desde criança adorava criar coisas que as pessoas gostavam e se interessavam em ter.

Em 2016, após um happy hour entre amigos, Bertolino, amante da cerveja e do chope, encontrou a necessidade de criar algo que resolvesse alguns problemas comuns, como: chope com muita espuma, quente, sobra da bebida e não saber quanto de líquido tem no barril. “Percebi que não eram exclusividade nossa esses pensamentos, vários conhecidos passavam pelo mesmo problema”, comentou.

Em 2017, na oficina de casa, Bertolino começou a criar o que viria a se transformar na Optimus. Tudo iniciou como qualquer produto com protótipo funcional de baixo custo MVP. “A ideia não deu muito certo, pois não havia cervejarias na região para encher o Barril especial que havia criado, comprei algumas garrafas de cerveja, coloquei dentro do cilindro pressurizado com Co2. Porém a cerveja em contato com ar ela perde Co2 e depois de alguns dias fica ruim”, explicou. Então nós sempre acreditamos em único sonho e criamos, outras versões em 2018 e 2019, mais sem sucesso.

Depois de inúmeras tentativas e aprendizados, para atingir objetivo começamos a realizar pesquisas com as principais cervejarias de Blumenau e apresentamos um conceito de um produto inovador com conectividade e compacto, que iria solucionar as necessidades das cervejarias e do cliente final, unidos ambos e entendemos que o produto precisava atender ao barril de chopp e a latas ou garrafas de cerveja.

Foi então que em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, que Leandro e Claudia Bertolino fundaram a BEERT e criaram o Optimus, unindo a ideia do barril de chope padrão europeu, cervejeira, conectividade, design inovador e tecnologia de ponta.

Algumas funções da Optimus:

  • Um aplicativo permite escolher a temperatura e verificar o nível do chope e avisar quando está acabando.
  • Serve para garrafas ou barris, com funções específicas para cada tipo. A capacidade é de 20 litros de chope, ou diferentes disposições de Garrafas, latas de cervejas e Long Necks
  • Possui o sistema Beert anticondensação, para dias úmidos e chuvosos.
  • Função “anticunhado”, uma trava que evita durante as festas ou até o cunhado mais atrevido pegar a sua cerveja.
  • Design compacto e inovador, com sistema slide que não deixa cilindro à mostra e evita a liquefação do gás Co2.
  • Possui um visor que permite enxergar as garrafas sem ter que abrir a porta do aparelho.
  • Mantém a qualidade do chope por meses.
  • Possui comunicação bluetooth com smartphone disponível IOS e Android.
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS